Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Especialistas de todo Brasil debatem educação em solos na UFPR

A programação inclui palestras, mesas-redondas, grupos de discussão e apresentação de trabalhos, além de 37 opções de excursões, minicursos e oficinas, ministradas por especialistas de todo o país. A organização está a cargo do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola, Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo e do Projeto de Extensão Universitária Solo na Escola.

O Simpósio é destinado a professores da educação superior, tecnológica, técnica e básica (fundamental e médio), pós-graduandos, profissionais que atuam na educação ambiental e na formação de trabalhadores rurais e agricultores, além de estudantes de cursos de licenciaturas e demais interessados na educação em solos. As atividades serão realizadas no Auditório do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, campus Jardim Botânico, nos dias 15 e 16, e no Setor de Ciências Agrárias da UFPR, Rua dos Funcionários, 1540, no dia 17. Informações e inscrições estão disponíveis no site www.sbes.ufpr.br.

ECOSSISTEMAS E SOLOS

O solo é um elemento fundamental nos ecossistemas terrestres. Conforme explica o professor Valmiqui Costa Lima, do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola, há processos que ocorrem exclusivamente no solo e são responsáveis pela manutenção da vida, sua qualidade e biodiversidade. Mesmo assim, os solos têm sua importância normalmente desconsiderada ou desvalorizada, não sendo reconhecido o papel que desempenha. A consequência dessa negligência é o crescimento contínuo dos problemas ambientais ligados à degradação do solo, como erosão, poluição, deslizamentos e assoreamento de cursos de água. A urgência e complexidade dos problemas ambientais têm impulsionado uma demanda crescente por este conhecimento. Os profissionais ligados ao estudo do solo, e especialmente aqueles envolvidos no seu ensino e divulgação, têm diante de si o grande desafio de atender esta demanda com competência. “Por tudo isso, a realização do Simpósio será um importante momento de discussão sobre as perspectivas da pesquisa em educação em solos no Brasil”, diz ele.

O Simpósio Brasileiro de Educação em Solos conta com o apoio da Itaipu Binacional, Fundação Agrisus, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Fundação Araucária, Secretaria de Estado da Educação/Departamento de Educação Básica, Embrapa Florestas, Associação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná-Curitiba, Prefeitura Municipal de Pinhais e Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná.

Foto(s) relacionada(s):

Fonte: Simone Meirelles