Escola Técnica será transformada em IFET/PR

O MEC/Governo Federal está transformando todos os CEFETs, Escolas Técnicas e Agrotécnicas em IFETs. Todas ganharão status de universidade com reitoria e a respectiva estrutura inerente às IFES. Colombo informou que o governo encaminhará o projeto ao Congresso Nacional no próximo mês, devendo estar aprovado em seis meses. Pelo projeto, os novos institutos receberão R$ 5 milhões para instalações; contratação de 40 professores; 65 técnicos administrativos; R$ 900 mil/ano para manutenção; R$ 2,5 milhões para a folha de pagamento.

Cada novo IFET criado terá obrigatoriamente que destinar 20% das vagas para a formação de professores da educação básica, das áreas de Química, Física, Biologia e Matemática. “Há uma carência de 250 mil professores dessas áreas no Brasil”, informa o diretor. Outros 50% das vagas deverão ser destinadas aos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e os demais 30% das vagas ficarão a critério das próprias instituições, podendo ofertar pós-graduação, extensão e outros cursos que atendam às demandas de cada localidade. Colombo disse que os IFETs terão a missão de formar professores com sólida base científica, condição essencial para o preparo de um bom técnico, daí a necessidade de formar bons professores das ciências exatas. “Um técnico mecânico tem que ter uma boa base de física, por exemplo”, disse, ao comentar que o ensino técnico voltou a ser valorizado e que o país precisa dar uma base científica à educação.

O IFET/PR nasce com o apoio da UFPR e da UTFPR e terá sete campus. “São duas instituições gestando o nascimento da terceira”, disse Alípio Leal, diretor da Escola Técnica da UFPR. Terá unidades, além de Curitiba, nas cidades de Umuarama, Paranavaí, Telêmaco Borba, Paranaguá, Jacarezinho e Foz do Iguaçu. As três primeiras já tiveram audiências públicas, aprovação das respectivas Câmaras Municipais e as áreas doadas para construção dos campus. Deverão ser construídas em 2008. Paranaguá já conta com a o espaço físico e Jacarezinho e Foz do Iguaçu devem ficar para 2009.

Segundo o professor Alípio, que conduzirá todo o processo de transformação, a adaptação será gradativa. O processo seletivo da Escola já está em andamento (a prova será no próximo domingo, dia 18) e os alunos de 2008 ainda pertencerão à Escola Técnica da UFPR. Apenas os alunos que ingressarem para 2009 serão alunos IFET. Por isso, durante os próximos anos haverá alunos das duas instituições na chamada fase de transição. Todas as unidades novas transformadas terão um prazo de até cinco anos para para se adaptar.

O diretor do MEC Irineu Colombo e o diretor da Escola Técnica da UFPR Alípio Leal
Foto: Izabel Liviski

Fonte: Leticia Hoshiguti