Escola Técnica obtém desempenho acima da média no ENEM

Os dados de médias dos alunos do Ensino Médio do Paraná no ENEM, avaliação feita pelo Ministério da Educação para ter conhecimento sobre como anda o desempenho das escolas, revelou uma grata surpresa para a Escola Técnica da UFPR: representa a certeza do retorno do investimento feito no projeto político-pedagógico da Escola, atrelado aos princípios da UFPR.

A média nacional dos alunos que prestaram as provas do ENEM foi de 43,85 pontos. A Escola Técnica obteve 64,45 pontos, bem acima da média nacional. O CEFET – atual Universidade Tecnológica do Paraná, obteve a melhor nota das escolas públicas e o melhor desempenho em Curitiba. ‘Somos a segunda melhor escola pública de Curitiba, com notas no ENEM acima de muitas boas e reconhecidas escolas particulares de Curitiba. Esse resultado nos traz muita alegria’, afirma o diretor da Escola, professor Alípio Leal.

Investimento – Para ele, este resultado confirma a importância de se investir no ensino público. ‘Demonstra que é possível termos escola pública de qualidade, basta investir que os resultados aparecem’, justifica. Investimento, segundo o diretor, é principalmente no quadro de professores. ‘Veja, em 1994 possuíamos 102 professores. Hoje, temos 84, mas são professores motivados e que estão envolvidos com o projeto de desenvolvimento da educação’, esclarece. ‘Apesar de hoje termos muito mais alunos e cursos do que em 1994, hoje temos mais resultados positivos como este, do ENEM.’

Escola recente – A Escola Técnica da UFPR só passou a oferecer Ensino Médio em 1998, com a mudança da Lei de Diretrizes e Bases, que disvinculou o ensino profissionalizantes do ensino médio. ‘Assumimos o Ensino Médio como mais uma modalidade oferecida pela Escola Técnica e passamos a investir na qualificação de nossos professores. Hoje, além de incentivarmos a qualificação em cursos de especialização, mestrado e doutorado, também procuramos propiciar estas formações.’

Hoje, 50% do quadro de professores possui especialização e 1/4 já possui os títulos de mestre ou doutor. ‘Além deste investimento, conta muito a política adotada pela própria Universidade no processo de inclusão, com as cotas sociais e raciais. Nossos alunos hoje ficam estudando no terceiro ano do Ensino Médio na Escola, pois vislumbram a possibilidade de ingressar na UFPR.’ E isso verdadeiramente acontece. ‘No último processo seletivo da Universidade, cerca de 50% dos nossos alunos – 60 no terceiro ano – ingressaram na UFPR’, avalia.

A Escola Técnica possui atualmente 2800 alunos presenciais, sendo 1800 em Curitiba. Destes, 200 estão no Ensino Médio.

Fachada da Escola Técnica
Foto: Isabel Livinski