Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Equipe de Pró-Reitores é empossada na UFPR

Reitor da UFPR realiza solenidade de posse de Pró-Reitores.
Reitor da UFPR realiza solenidade de posse de Pró-Reitores. Foto: Marcos Solivan

Nesta terça-feira (03), aconteceu a solenidade de posse da nova equipe de pró-reitores, Superintendente de Infraestrutura e Chefe de Gabinete da Reitoria da gestão 2016-2020. A cerimônia ocorreu no Gabinete da Reitoria da UFPR e contou com a presença dos integrantes da equipe da gestão 2012-2016, funcionários da universidade, familiares, da vice-reitora, Graciela Inês Bolzón de Muniz e do reitor, Ricardo Marcelo Fonseca.

Os empossados foram: Marco Antonio Ribas Cavalieri, Pró-Reitor de Administração; Maria Rita de Assis César, Pró-Reitora de Assuntos Estudantis; Leandro Franklin Gorsdorf, Pró-Reitor de Extensão e Cultura; Douglas  Ortiz Hamermuller, Pró-Reitor de Gestão de Pessoas;  Eduardo Salles de Oliveira Barra, Pró-Reitor de Graduação e Educação Profissional;  Francisco de Assis Mendonça, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação; Fernando Marinho Mezzadri, Pró-Reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças; Sérgio Michelotto Braga, Superintendente  de Infraestrutura e Paulo Ricardo Opuszka, Chefe de Gabinete da Reitoria.

31702835900_ffac22695a_z
A solenidade contou com a assinatura dos termos de posse dos Pró-Reitores. Foto: André Filgueira

A professora Maria Amélia Sabbag Zainko, Pró-Reitora de Graduação da gestão anterior, realizou um pronunciamento de boas-vindas ao novo grupo e fez uma retrospectiva sobre os últimos anos. Segundo Maria Amélia, durante os últimos anos, a universidade aumentou significativamente o número de vagas para o vestibular, o número de alunos de Graduação cresceu 50%, 50 novos cursos de Graduação foram criados, além do crescimento na área de Pós-Graduação. “É uma universidade que avançou em excelência acadêmica, em expansão física e quantitativa, mas sem deixar de lado a preocupação com a qualidade social, que exige a participação, a inclusão e a diversidade. Acredito que cumprimos esse papel com muito sucesso”, relata.

Já o atual Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Francisco de Assis Mendonça, falou em nome dos demais membros da equipe empossada. De acordo com Mendonça, a UFPR, assim como as demais universidades públicas, são patrimônios da sociedade brasileira e paranaense. “Hoje buscamos a promoção de um conhecimento que seja inclusivo, que respeite as diferenças e feito com base em diferentes diálogos. Apesar do contexto nacional de adversidades e dificuldades, esse é um momento de criatividade, coragem e transformação”.

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, finalizou reforçando a inclusão como seu principal objetivo nesta gestão. Para ele, o maior desafio está na permanência e na manutenção digna dos estudantes da universidade. “O desafio da inclusão também está presente no sentido de internalizar na instituição a vocação de estar comprometido com a inclusão e com a cidadania. Sendo a nossa universidade pública e gratuita, é necessário prestar satisfação a todo o momento para a sociedade sobre aquilo que está fazendo. Além disso, a inclusão e a cidadania devem andar juntas com a principal função da UFPR: produzir e reproduzir conhecimento com qualidade”.

31702827320_8bb10dffc5_z
O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, deu boas-vindas à nova equipe. Foto: André Filgueira.

Ao longo do dia houve as transmissões de cargos, nas quais os antigos pró-reitores passaram a função para a nova equipe. Em seu primeiro discurso no papel, o Pró-Reitor de Graduação (PROGRAD), Eduardo Salles de Oliveira Barra, destacou a importância de enxergar a universidade sob várias perspectivas. “Acredito que o ensino de graduação exige pensar a educação em múltiplos ângulos. A prioridade atualmente é manter o trabalho que já vem sendo feito hoje. Além disso, temos a intenção de chamar as coordenações dos cursos para participar da gestão deste órgão. Uma vez que quem lida diretamente com as circunstâncias em que a graduação ocorre são os coordenadores, a eles deve ser dado um lugar de destaque e um papel deliberativo no funcionamento desta pró-reitoria, e isso é um dos tópicos que deverá ser discutido futuramente”, acrescenta Barra.

Fernando Marinho Mezaddri, atual Pró-Reitor de Planejamento (PROPLAN), chama atenção para o diálogo que deve haver com as direções de setores, pró-reitorias e demais unidades da instituição, para assim, ser possível equilibrar as questões do orçamento. “A intenção é racionalizar os gastos públicos, só assim poderemos trabalhar com o montante mais enxuto que teremos nos próximos anos”, finaliza.

 

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...