UFPR conquista 21º lugar no Campeonato Nacional de Baja

Protótipo do carro Baja da UFPR

Alunos e professores dos cursos de Engenharia Elétrica e Mecânica participaram pela 15ª vez do campeonato de carros protótipos Baja, na cidade de Piracicaba, no Estado de São Paulo. A marca da equipe da UFPR melhorou em 15 colocações em relação à do ano passado, foi a melhor entre os grupos do Paraná e a segunda melhor do Sul do Brasil. “Tivemos um problema de quebra na caixa de transmissão, e tivemos que ficar no box por uma hora e meia. Nas outras avaliações fomos muito bem, e calculamos que se não fosse por esse problema, poderíamos ter ficado por volta da 7ª colocação”, avalia o professor Jorge Erthal, participante da equipe.

O projeto não faz parte das disciplinas da universidade, é de participação voluntária e enriquece o currículo dos alunos. A atividade desenvolve o senso de liderança e iniciativa, muito apreciados por empresas que procuram esse tipo de perfil na hora da contratação. Os 18 alunos dos dois cursos que fazem parte da equipe este ano desenvolvem os veículos, que seguem as normas de segurança para os pilotos e outros participantes.

Nos dias 02, 03 e 04 de abril serão realizadas exposições com banners e vídeos do projeto, na administração do bloco de engenharia elétrica, no bloco de engenharia mecânica e na fila do Restaurante Universitário. As exposições ocorrem durante a manhã e tarde.

Por Juliana Blume, com orientação de Lais Murakami