Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Entidades posicionam-se a favor das Universidades Federais

A UFPR organizou uma série de mobilizações contra os cortes orçamentários do Governo Federal e em defesa das universidades públicas brasileiras na última semana. As ações receberam apoio da comunidade universitária e da sociedade. Diversas instituições e entidades também declararam apoio às universidades em razão dos cortes orçamentários anunciados pelo Governo Federal.  A ampla mobilização demonstra o movimento suprapartidário em prol das instituições federais de ensino.

Em nota oficial, o Ministério Público do Paraná declarou que manifesta-se “em defesa da preservação não apenas da estrutura organizacional das Escolas e Universidades, como também de seu avanço horizontal e vertical em termos de funcionalidade, como ciclo geracional do conhecimento e da cultura, na clara percepção de sua integração como parte insubstituível do permanente processo de desenvolvimento humano e da transformação positiva da realidade social. Tal defesa institucional se dá sobretudo diante de ameaças que, a pretexto de justificativas contábeis, possam oferecer concreto risco de retrocesso, na contramão dos legítimos anseios de um plus civilizatório para a construção de uma sociedade progressivamente melhor e mais justa”.

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná afirmou que “expressa seu apoio à luta das Universidades na defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, e no seu esforço para reverter a medida restritiva, por entender que compromete o acesso da população ao conhecimento e à formação profissional, assim como compromete a pesquisa científica e a produção de patentes – atividades essenciais para o desenvolvimento de qualquer nação.

O Instituto Democracia e Liberdade (IDL) manifestou-se sua preocupação. “O contingenciamento de verbas para educação é um triste exemplo das piores coisas que podem acontecer em uma nação em pleno século 21 e nos parece ser um primeiro passo na direção do desastre que se anuncia. No caso das universidades, é óbvio que haverá perdas irreparáveis no funcionamento das instituições, já que o corte nos orçamentos é expressivo e sem critério, atingindo a todas as Universidades, mesmo aquelas com boa gestão, alijando o conceito da meritocracia”.

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) também se posicionou a favor das universidades. “A CUT Paraná reitera seu apoio às universidades públicas, bem como, seu repúdio ao corte de verbas das universidades federais e estará ao lado da comunidade acadêmica e da população brasileira em defesa do ensino público de qualidade, bem como, da produção de conhecimento científico que gera desenvolvimento social e econômico para o nosso País.”

A Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti) também se manifestou “contra os recentes contingenciamentos orçamentários que ameaçam a educação e o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil”. “Existe consenso entre academia, governo e sociedade de que o desenvolvimento sustentável de uma nação depende diretamente do investimento sistemático em educação e ciência e tecnologia.”

A carta afirma que “a ABIPTI vem somar-se também as demais entidades científicas acadêmicas e da sociedade civil no sentido de manifestar-se de forma firme e vigorosa em defesa da educação pública de qualidade, da ciência e da tecnologia no País. Por entendermos que representamos cerca de 140 instituições que atuam nessas áreas, incluindo institutos de pesquisa tecnológica, universidades públicas e privadas, bem como Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, ficamos à vontade para nos colocarmos, juntamente com as demais entidades, contrários aos drásticos contingenciamentos de recursos orçamentários levados à cabo pelo Governo Federal, especialmente aqueles realizados junto às universidades públicas e junto à área de ciência e tecnologia, e que afetam respectivamente a pesquisa e a geração de conhecimento, bem como comprometem o funcionamento adequado do atual Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.”

Leia as notas na íntegra:

Ministério Público do Paraná – http://www.mppr.mp.br/2019/05/21490,10/Ministerio-Publico-do-Parana-se-manifesta-em-favor-das-universidades.html

Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná – https://www.oabpr.org.br/nota-em-apoio-as-instituicoes-federais-de-ensino-do-parana/

Instituto Democracia e Liberdade – http://idl.org.br/idl-publica-manifesto-que-expoe-a-preocupacao-com-a-aprovacao-da-reforma-da-previdencia-e-alerta-para-o-contingenciamento-de-verbas-na-educacao-que-prejudicam-as-universidades-e-instituicoes-com-boa/

Central Única dos Trabalhadores – Paraná – https://pr.cut.org.br/noticias/cut-reitera-seu-apoio-as-universidades-publicas-e-seu-repudio-ao-corte-de-verbas-b804

Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação – Carta ABIPTI – Pela Educação, C&T

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...