Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Engenharia Florestal da UFPR, primeira do Brasil, completa 55 anos

Florestal 1
FOTO: Airumã Estação Ambiental

O curso de Engenharia Florestal da UFPR, o primeiro do Brasil, completa 55 anos em 2015. Como parte das homenagens, a Câmara Municipal de Curitiba realiza solenidade alusiva ao aniversário nesta sexta-feira (26), às 16h, no auditório do Anexo II da Câmara.

Criado em 1960 como Escola Nacional de Florestas, primeira do ramo no país, o curso inicou-se em Viçosa (MG), passando para Curitiba em 1963. O período inicial de funcionamento, de 1961 a 1969, foi caracterizado pela existência do Convênio de Assistência das Nações Unidas, através da FAO, conhecido como “Projeto 52”. De 1971 a 1982, vigorou o Convênio de Cooperação Técnica entre a UFPR e a Universidade Albert – Ludwig, de Freiburg, Alemanha. Foi durante este período que houve um efetivo desenvolvimento da Faculdade de Florestas de Curitiba – em ensino, pesquisas e extensão florestal – incluindo a criação, em 1973, do primeiro curso de mestrado em Engenharia Florestal do Brasil. Em 1982, o pioneirismo se mantém com a implantação do primeiro doutorado brasileiro em Engenharia Florestal e, em 1997, do programa de pós-doutorado.

O curso de Engenharia Florestal, instalado no Setor de Ciências Agrárias da UFPR, desenvolve ensino e pesquisas voltados a silvicultura, manejo florestal, abastecimento e logística florestal, tecnologia e industrialização de produtos florestais, gerenciamento florestal e conservação da natureza. Estas atividades têm foco na elaboração de conceitos e técnicas florestais para preservação dos ecossistemas brasileiros, bem como desenvolvimento de tecnologias para uso sustentado das florestas naturais e implantação de florestas para fins industriais de consumo interno e exportação.

Embora a Engenharia Florestal da UFPR esteja sediada no perímetro urbano da capital, sua localização é a melhor entre as demais escolas florestais do país. Num raio de 85 quilômetros, estudantes e pesquisadores podem encontrar cinco biomas diferentes e centenas de indústrias florestais, desde serrarias, movelarias, indústrias de polpa e papel, até as de última geração tecnológica, como as fábricas de MDF.

Anualmente, a graduação oferece 80 vagas para ingresso, sendo que mais de 2,2 mil profissionais já se formaram bacharéis pelo curso. A carga letiva de 4 mil horas é ministrada por um corpo docente de 63 professores, dos quais 56 são doutores.

Serviço
Solenidade alusiva às comemorações dos 55 anos do curso de Engenharia Florestal da UFPR
Data: 26 de junho (sexta-feira)
Horário: 16h
Local: Auditório do Anexo II da Câmara Municipal de Curitiba

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...