Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Encontro em Foz analisa formas de ajudar o Haiti

A promoção é da Itaipu Binacional e da Fundação Parque Tecnológico da empresa. A UFPR, uma das entidades brasileiras que integra o Comitê de Solidariedade ao Haiti, será representada no evento, pelo diretor do Centro Nacional de Atendimento a Desastres, Renato Lima.

É um dos assuntos que deverá chamar a atenção dos participantes e o que fazer com os escombros das casas e prédios que desabaram com o terremoto do dia 12 de janeiro. A proposta da Itaipu é instalar usinas para triturar os resíduos e transformar numa espécie de areia para ser utilizada nas novas construções. Renato Lima, o representante do Cenacid e professor da UFPR esteve no Haiti no mês passado e disse que os comitês locais de reconstrução foram orientados para que façam a limpeza dos tijolos visando o reaproveitamento. ‘É um método manual, que leva tempo, mas também gera emprego e renda para as milhares de pessoas que neste momento não tem o que fazer’, destacou o geólogo. Atualmente entre 2.500 a 3.000 brasileiros estão trabalhando no Haiti.

Além da UFPR e da Itaipu, participarão dos debates e Kai Michael Kenkel, especialista em Relações Internacionais, professor da PUC do Rio de Janeiro e Gisele Ricobom da área de Direitos Humanos e professora visitante da UNILA. O encontro no auditório do Parque Tecnológico da Itaipu, a partir das 19h45 do dia 24 de março.

Foto(s) relacionada(s):


Cartaz de divulgação do evento
Foto: Iaitpu

Fonte: Maria de Lurdes W. Pereira