Encontro de engenheiros cartógrafos termina nesta sexta

A 9ª edição do Encontro Nacional de Engenheiros Cartógrafos (Enecart) termina nesta sexta-feira (6) em Curitiba.

Mais de 200 alunos e profissionais participam do evento, que acontece desde quarta-feira (4) no auditório da Administração, no Centro Politécnico.

Um dos temas do encontro é a mudança do curso que, a partir do próximo ano, passa a se chamar “Engenharia Cartográfica e de Agrimensura”, conforme as diretrizes curriculares do Ministério da Educação.

“A junção da Engenharia Cartográfica com a Agrimensura vai aumentar o número de profissionais da área e a nossa expressão no mercado”, avalia o engenheiro cartógrafo e vice-diretor do Setor de Ciências da Terra, Pedro Faggion.

Participam do evento em Curitiba alunos e profissionais de oito Estados. São doze cursos representados –seis deles já contemplam a área de agrimensura.

“O encontro é uma oportunidade de discutir e partilhar experiências sobre a formação e a atuação do engenheiro cartógrafo, e agora também do agrimensor, já que para alguns institutos essa união já é uma realidade”, afirma a coordenadora do curso de Engenharia Cartográfica da UFPR, Maria Aparecida Zanetti.

Além de palestras e mesas-redondas, um jantar de confraternização está marcado para a noite desta quinta-feira (5), dia do engenheiro cartógrafo.

Histórico

Primeiro coordenador do curso de Engenharia Cartográfica da UFPR, o professor Fernando Hatschbach foi convidado especial na abertura do Enecart, e contou a história do curso.

“Podemos dizer que a criação do curso de engenharia Cartográfica se confunde com a fundação da UFPR”, defendeu o professor, com base no livro “Retrospecto da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Paraná”.

A universidade foi fundada com sete cursos, entre eles o de engenharia civil, que englobava a área de agrimensura e engenharia geográfica, que seria considerada hoje como cartografia.

No final da década de 1960, o professor Camil Gemael, após um estágio no Departamento de Ciências Geodésicas da Universidade do Estado de Ohio (EUA), trouxe a ideia de montar um curso de pós-graduação em nível de mestrado nos moldes do que conheceu naquela universidade. O curso viria a ser o primeiro do Brasil.

Ao fim da década de 1970, após várias reuniões entre os professores do Departamento de Geociências e membros do Conselho de Ensino e Pesquisa, foi criado o curso de engenharia cartográfica da UFPR, com 40 vagas.

Público presente à abertura do encontro
Foto: Amanda Iargas

Link(s) relacionado(s):

Fonte: Amanda Iargas (edição Fernando César Oliveira)