Encontro de arquivos e museus escolares em abril será sediado pela UFPR

O primeiro encontro foi realizado na USP em 2005 como uma iniciativa do NIEPHE –Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação. Na UFPR, o trabalho vem sendo coordenado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e pelo CDPHE – Centro de Documentação e Pesquisa em História da Educação.

Devem participar diversos pesquisadores, professores e estudantes de pós-graduação ou de iniciação científica dedicados ao trabalho ou à pesquisa sobre arquivos e museus escolares, bem como centros de memória e de documentação relacionados à História da Educação.

A inscrição para ouvintes pode ser feita no período de 17 a 27 de março com o envio de um e-mail para cdphe@ufpr.br. Serão realizadas diversas mesas-redondas com professores de instituições como a UDESC, PUC-PR, UERJ, USP e UFPR.

‘Lugares de Memória: o exemplo da arquitetura escolar francesa’ é a exposição fotográfica que será realizada dentro da programação do Encontro, também nos dias 2 a 4 de abril. A mostra destacará as imagens de escolas francesas do final do século XIX e início do XX, divulgados em cartões postais pela França naquela época e disponíveis no Musée National de l’Èducation de Rouen na França. A exposição será na Sala Arte & Design localizada no andar térreo do Edifício D. Pedro I.

Informações detalhadas podem ser obtidas no link http://www.educacao.ufpr.br/lab_nucleo_e_centro/cdphe/arquivos_escolares/index.htm ou pelos telefones 3360-5117 e 3360-5149 com os professores Nádia Gonçalves e Marcus Bencosta.

Foto do cartaz de divulgação do encontro
Foto: Arquivo Encontro

Link(s) relacionado(s):