Empresários vão conhecer pesquisas do Setor de Exatas

Com uma palestra sobre o Relacionamento Universidade-Empresa, o Setor de Ciências Exatas da Universidade Federal do Paraná estará iniciando no próximo dia 20 uma série de encontros promovido pelo Portal de Relacionamento com o setor produtivo para mostrar parte das pesquisas em andamento na Universidade e que poderão beneficiar a comunidade.

A primeira conferência do dia será realizada pelo diretor executivo da Agência de Inovação da Universidade de Campinas, Roberto de Alencar Lotufo, unidade que já vem fazendo a transferência de tecnologia para a iniciativa privada com sucesso. O diretor da INOVA vem passar parte dessa experiência aos pesquisadores da UFPR e também aos empresários interessados.

O encontro será no Auditório do Departamento de Química, campus do Centro Politécnico, a partir das 9h da manhã. Além da comunidade interna, foram convidados empresários dos mais variados segmentos, representantes de entidades como Federação das Indústrias, Associação Comercial, entre outros. Além da conferência os participantes conhecerão a exposição de trabalhos e pesquisas realizadas nos Departamentos de Desenho, Estatística, Física, Informática, Matemática, Química e Núcleo de Empreendedorismo.

Depois haverá uma visita a todos os laboratórios do Setor de Ciências Exatas. Na parte da tarde será realizada uma mesa-redonda sobre “Tecnologia e Produção de Conhecimento: interação e transferência ao setor produtivo” com a coordenação da diretora do Setor de Ciências Exatas, Silvia Schwab e a participação dos professores Maria Aparecida Biason Gomes, Ivo Alexandre Hümmelgen da UFPR, Dorival Heeren da Siemens e Roberto Lotufo da Unicamp.

Portal de Relacionamento inicia encontro nos Setores
Foto: Isabel Liviski