Edital da Prograd movimenta unidades da UFPR para agilizar melhorias nos cursos de graduação

Algumas unidades da UFPR estão em ritmo intenso de trabalho para garantir as melhorias solicitadas pelos cursos de graduação já no início do próximo semestre. Esse movimento foi desencadeado pela Pró-reitoria de Graduação, com o Edital de Melhoria da Qualidade Social na Graduação, lançado em meados de junho e que até agora reflete em ações administrativas para compra de materiais, execução de obras, cursos de qualificação docente.

Entre os projetos fortemente recomendados pela Comissão que analisou os processos, há um sem número de providências: o expressivo valor disponibilizado para as coordenações dos cursos, no total de R$ 2,9 milhões, foi estímulo para propostas de reformas de ambientes como salas e laboratórios, custeio de laboratórios, melhoria de acervo bibliográfico, compra de equipamentos, qualificação docente, entre outros.

‘Aprovamos como ‘fortemente recomendados’ 12 projetos e parcialmente outros 60, que seguiram os critérios estabelecidos, como por exemplo a questão da vinculação ao Projeto Pedagógico do curso, a contribuição para a melhoria da evasão, do fluxo acadêmico, do rendimento do aluno e de inovações metodológicas de ensino’, explica Sávio Moreira da Silva, presidente da Comissão Avaliadora dos projetos. A Comissão foi composta por integrantes das pró-reitorias de Graduação, Planejamento, Orçamento e Finanças, Pesquisa e Pós-Graduação, Extensão e Cultura e Reuni.

Para gastar com eficiência os recursos, uniram-se à Prograd e aos coordenadores de curso os esforços da equipe do Reuni, conhecedora dos trâmites e das burocracias pertinentes às compras e licitações necessárias. Adriano Ribeiro, Coordenador Geral do Reuni, comenta que cada processo acaba gerando muitos outros, dezenas em alguns casos, relativos aos empenhos necessários, dependendo do número de itens que precisam ser comprados.

Para alguns itens em que não há licitações vigentes na UFPR, a saída buscada é pegar ‘carona’ em licitações de outras instituições federais. Há ainda solicitações que dependem de importação – o que torna o processo mais complicado, pois é preciso comprovar que não existem similares nacionais – ou ainda itens que fogem às compras habituais, como uma Kombi solicitada em um projeto do Setor Litoral. ‘Estamos trabalhando para otimizar ao máximo todos os processos’, garante Ribeiro.

Também uma equipe da Biblioteca Central dá apoio ao Edital para a compra dos itens de bibliografia solicitada em muitos projetos, principalmente de bibliografia básica: foram solicitados exatos 2.361 títulos e 8.557 exemplares. Para cada solicitação, o trabalho das bibliotecárias foi o de conferir criteriosamente todos os dados: título, edição, autor, entre outros. ‘Um único dígito errado no ISBN (que é composto por 13 números) já é outro livro’, explica a bibliotecária Tania de Barros Baggio.

Para os mais de 2.000 títulos solicitados foram feitas listagens prévias, cotações com outros dois fornecedores, além da cotação inicial feita pelas coordenações. Somente a partir do preço médio é que se pode abrir o pregão. O prazo final para o fechamento dos empenhos é o próximo dia 18. ‘Estamos correndo contra o tempo’, afirma Tania, explicando que o esforço tem sido grande para conseguir concretizar todas as compras.

Fonte: Bruno Zermiani