Doutorado em Direito da UFPR assinará acordo de dupla titulação com Universidade de Florença

Na tarde desta sexta-feira (25/9), o professor Paolo Cappellini, da Faculdade de Direito da instituição italiana, conversou em Curitiba com o vice-reitor da UFPR, Rogério Mulinari.

Também participaram do encontro o diretor do Setor de Ciências Jurídicas, Ricardo Fonseca; a vice-diretora Vera Karam; e Carlos Siqueira, assessor de Relações Internacionais da UFPR.

O acordo será o primeiro do gênero firmado pelo Doutorado em Direito da Universidade de Florença com uma instituição brasileira.

Segundo Fonseca, a documentação do acordo já está preparada no âmbito das duas instituições. “Falta apenas aparar algumas poucas arestas”, afirmou. “Florença é referência mundial na história do direito, e esse acordo será importante para avançarmos ainda mais na avaliação do nosso curso.”

O Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPR tem avaliação “6” da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), cuja escala vai de 1 a 7.

“Esta é mais uma parceria promissora, a nossa universidade precisa se internacionalizar cada vez mais”, disse Mulinari.

Durante a reunião, o diretor Ricardo Fonseca revelou que fez seu pós-doutorado em Florença, sob orientação do professor Paolo Grossi, nomeado no último mês de fevereiro para a Corte Constitucional da Itália, órgão equivalente ao Supremo Tribunal Federal brasileiro.

O vice-reitor Rogério Mulinari conversa com Paolo Cappellini e Ricardo Fonseca
Foto: Manuela Salazar

Rogério Mulinari, Vera Chueira, Paolo Cappellini, Ricardo Fonseca e Carlos Siqueira
Foto: Manuela Salazar