Doença em citrus será debatida hoje em eventos da Genética

Abertura dos eventos simultâneos de Genética.Foto: Leonardo Bettinelli

A pesquisa paulista para combate e controle de fungos e doenças que atacam citrus – laranja e tangerina – será apresenta hoje, segunda-feira (21), às 16h30, no Centro Politécnico da UFPR. Falarão sobre a temática, que integra a programação dos dois eventos simultâneos promovidos pelo Setor de Ciências Biológicas – XII Encontro Paranaense de Genética e o VII Curso de Inverno de Genética – os professores Wagner Vicente Pereira (Esalq), Josiane Gomes Figueiredo (Unespar) e Renata Rodrigues Gomes (UFPR).

De acordo com Marta Margarete Cestari, presidente da Sociedade Brasileira de Genética/PR, esta mesa redonda denominada “Plantas e Fungos: vamos discutir a relação”, é de grande importância tendo em vista os prejuízos verificados na comercialização dos citrus. Ela explica que as doenças e a aparência pouco atraente para o consumidor já não se restringem apenas a São Paulo. O problema, ressalta Marta, “começa a atingir o Paraná, por isso a importância de entendermos como a genética pode contribuir para solucionar a questão”.

Ambos os eventos, abertos na manhã desta segunda-feira (21) pelo vice-reitor no exercício da Reitoria, professor Rogério Andrade Mulinari, reúnem cerca de 300 participantes entre alunos e professores de ensino médio, graduação e pós-graduação do Paraná. Também estão inscritos no Encontro e Curso, estudantes de diversos estados brasileiros, entre eles, Bahia, Acre, Sergipe, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Após a solenidade de abertura, que contou com as presenças do vice-diretor no exercício da direção da Biológicas, Fernando Mezzadri, e do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Edilson Silveira, o professor sênior da UFPR Iglenir João Cavalli ministrou a palestra ?Genética e Sociedade?.

Materiais Lúdicos

Marta Cestari, há 22 anos na UFPR e atualmente chefe do Departamento de Genética, ressalta que durante os eventos, que prosseguem até a próxima quinta-feira (25), serão abordados em mini cursos, palestras e mesas redondas temas como cânceres de mama e próstata, mal de Parkinson, Alzheimer, malária, fogo selvagens, e diversas doenças infecciosas. Os participantes também terão a oportunidade de visitar a mostra de materiais lúdicos (jogos, cartas) desenvolvidos por professores e alunos do ensino médio e adotados em sala de aula.

A docente da UFPR comenta que o Encontro de Genética é realizado a cada dois anos e sediado em rodízio pelas universidades paranaenses (federais e estaduais). Já o Curso de Inverno tem periodicidade anual e a organização fica a cargo dos alunos de pós-graduação em Genética da UFPR. A realização é sempre no mês de julho para concentrar alunos de graduação durante o período das férias. Além da docente Marta Margarete, coordenam o XII Encontro Paranaense de Genética os professores da UFPR Lupe Furtado Alle e Iris Hass. O Curso de Inverno é organizado pelos doutorandos Benn Alle e Renato Pustilnike.

Programação

Entre a programação desta terça-feira (22) está a palestra técnica “CRBio do Paraná” e será proferida por Jorge Augusto Callado Afonso, presidente do Conselho Regional de Biologia e superintendente do Ibama no Paraná. Mais informações sobre os dois eventos simultâneos podem ser obtidas em http://www.cig.ufpr.br

Celsina Favorito