Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Distribuição de sanduíches em frente aos restaurantes universitários

A Pró-reitoria de Administração (PRA) da UFPR, responsável pelo funcionamento e manutenção do Restaurantes Universitários (R.U.),

Pró-reitoria distribui sanduíches em frente ao Restaurante Universitário

colocou a disposição, em caráter emergencial, veículos e postos volante para distribuição de sanduíches no horário do almoço e jantar, nesta sexta-feira, 11/04. A ação de solidariedade teve início ao meio-dia e acontece no pátio da Reitoria, no R.U. do Centro Politécnico, no Botânico e nas Agrárias, locais de maior concentração de estudantes, técnicos administrativos e professores, e ainda nas principais casas de estudante da cidade.

Esta ação da PRA tem o objetivo de auxílio aqueles que utilizam regularmente os Restaurantes Universitários para sua alimentação, em especial os que dependem, por fragilidade econômica, destas unidades para terem uma alimentação diária e saudável. A UFPR tem mais de 4 mil alunos cadastrados em vulnerabilidade socioeconômica, que recebem bolsa permanência ou auxílio alimentação.
Segundo o Pró-reitor da Administração, Álvaro Pereira de Souza, espera-se com esta ação amenizar, diminuir (e não dirimir ou solucionar por completo) o prejuízo financeiro daqueles que tem seu orçamento comprometido pelo fechamento temporário dos restaurantes universitários.
A distribuição dos “sanduíches solidários”, de caráter emergencial, está prevista para acontecer 2 vezes ao dia (almoço e jantar). Em fim, a reitoria lamentou que a assembleia do Sinditest, em primeiro de abril, tenha mais uma vez negado o pedido da UFPR, em prol de alunos em fragilidade econômica, professores e técnicos administrativos e destaca que continuará persistindo no propósito de garantir as necessidades de alimentação de nossa comunidade, até que a intransigência do Sinditest seja vencida pelo bom senso e que seja restabelecida a rotina alimentar, item de saúde fundamental.
Entenda o caso
Com o início da greve dos servidores técnicos administrativos da UFPR, em 20 de março, a comissão de representantes do Sindicato impediu o funcionamento dos restaurantes universitários, mesmo que somente os trabalhadores terceirizados atuassem, sem prejuízo a mobilização e ao movimento grevista, mas com atenção aos mais frágeis economicamente.
Em nota oficial, a UFPR, comunicou que entrou em contato com o Comando de Greve do Sinditest, no dia 28/03, propondo a reabertura dos restaurantes das Agrárias, do Botânico e do Centro Politécnico, respeitando a utilização da unidade do R.U. Central pelo Comando de Greve.
A UFPR ressalta que o funcionamento dos R.Us., de domingo a domingo, servindo café da manhã, almoço e jantar, é a garantia de uma necessidade fundamental e básica para a saúde humana e que deve ser preservada, mesmo que em caráter de excepcionalidade.

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...