Diretoria do Setor Litoral toma posse

Nova diretoria do Setor Litoral toma posse
Na última sexta-feira (25), a chapa eleita pela consulta pública para dirigir o Setor Litoral nos próximos quatro anos, composta por Valdo Cavallet, Renato Bochicchio e Douglas Hamermüller, tomou posse. O evento que lotou a Tenda, local em que são realizados os maiores eventos do Setor Litoral, contou com a presença do reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, do ex-reitor Carlos Augusto Moreira Júnior, do deputado federal Angelo Vanhoni, do secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Alípio Leal, do diretor da Itaipu Binacional Jorge Samek, do prefeito do Município de Matinhos, Eduardo Dalmora, do ex-prefeito do mesmo município Francisco Carlim dos Santos (Chiquinho), representantes do Sinditest, APUFPR, Asufepar, vereadores e prefeitos da região, entre outras autoridades. Também participaram representantes de todas categorias da comunidade acadêmica e de movimentos sociais.

“Em qualquer data antes de hoje não teríamos todas essas forças reunidas aqui. Temos muitos sonhos e a perspectiva de realizá-los”, declarou o diretor eleito Valdo Cavallet durante seu discurso de posse. Valdo enfatizou a participação de todas as categorias, assim como a implantação do voto paritário em todos os níveis de decisão, que serão os grandes marcos dessa nova fase de gestão. “No espaço da educação tem que caber todos. Deixem a gente ser o território da ousadia e dos sonhos”, ressaltou.

O reitor Zaki Akel Sobrinho afirmou que “a educação para a autonomia é o caminho para transformar uma nação”. Ele relembrou que durante os últimos anos o Conselho Universitário teve oportunidade de conhecer de perto a proposta e as ações da UFPR Litoral e que os 15 cursos de graduação foram avaliados e todos aprovados nos trâmites internos da universidade. “Faço um esforço para ser sempre conciliador, sei conviver com o diferente”, afirmou Akel.

À Vera Lúcia Israel, ex-vice diretora do Setor Litoral, coube apresentar a avaliação da gestão anterior. “Foi um grande aprendizado e muitos desafios enfrentados”, resumiu a professora Vera. Lembrou também que há quatro anos o setor oferecia apenas quatro cursos de graduação e seis técnicos e hoje são quinze cursos de graduação. O setor contava com 83 servidores e hoje são mais de duzentos. A estrutura física foi ampliada expressivamente, foram construídos um bloco didático, um auditório, uma biblioteca e ainda foram reformados: o Centro Cultural, a Central de Transportes e a Clínica Escola. Ao concluir sua fala, Vera aconselhou: “vamos continuar com respeito às diferenças e com humildade, sejamos todos criativos e amorosos.”

Confira a cobertura fotográfica aqui.