Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Diretores do Setor de Ciências da Terra tomam posse

A nova direção do Setor de Ciências da Terra tomou posse na segunda-feira (17). Os professores Alzir Felippe Buffara Antunes e Eduardo Vedor de Paula foram eleitos, respectivamente, diretor e vice-diretor da unidade. A cerimônia aconteceu no Salão Nobre do Setor de Tecnologia.

O reitor Ricardo Marcelo Fonseca destacou o trabalho da gestão anterior e desejou sucesso aos novos diretores. “A direção do Setor sempre mostrou dedicação e comprometimento. O Setor de Ciências da Terra é um dos mais jovens da UFPR, estratégico e com pujança na pesquisa e pós-graduação”, disse.

Foto: Nicolle Schumacher

“O Setor é protagonista, com personagens que fizeram parte do primeiro plano da história da UFPR, e que hoje tem essa centralidade, no âmbito dos projetos, ensino, extensão e, particularmente, na pesquisa e pós-graduação. Os professores Alzir Felippe e Eduardo chegam legitimados pela vontade do Setor, com experiência na administração central, energia e juventude. Desejamos muito sucesso”, concluiu o reitor.

O novo diretor, professor Alzir Felippe, ressaltou o compromisso do Setor e o trabalho em conjunto. “Podemos com sinergia fazer muito pelo Setor e pela instituição. Almejamos uma gestão participativa e integrada com a comunidade acadêmica. Unidos podemos muito, estamos juntos na luta de fazer a universidade crescer, mesmo com as adversidades. A UFPR é o nosso partido”.

Novo diretor do Setor de Ciências da Terra, professor
Foto: Nicolle Schumacher

De acordo com o novo diretor, a ampliação do Setor, desvinculado do Centro de Estudos do Mar desde o mês de novembro, está entre os desafios da nova gestão. “Queremos ampliar os cursos de graduação, trazer novos projetos para captar recursos, incentivar a pesquisa e o desenvolvimento”.

“No Setor, temos ações pontuais relacionadas à internacionalização; queremos fortalecer e converter essa pauta em estratégias integradoras. Nosso potencial para captação de recursos por meio do desenvolvimento de pesquisas aplicadas também é grande. Precisamos criar mecanismos para potencializar nossas qualidades”, afirmou o vice-diretor, Eduardo Vedor de Paula.

“Quando existe crise, temos que ser criativos. Podem contar conosco, desejo uma excelente gestão”, disse a vice-reitora Graciela Bolzón de Muniz.

O professor Pedro Luis Faggion, ex-diretor, agradeceu a equipe pelos oito anos à frente do Setor e parabenizou os novos diretores. “Desejo uma gestão cheia de progresso, crescimento e reconhecimento para o nosso Setor”.

Propostas da gestão

Os eixos norteadores da gestão são alicerçados na promoção do ensino, pesquisa e extensão voltada à formação e qualificação de engenheiros, geógrafos e geólogos, focando a visão científica e tecnológica de acordo com as demandas da sociedade.

Nestas perspectivas, o projeto de gestão prevê uma série de ações. Entre elas estão o prosseguimento às boas práticas administrativas adotadas pela atual gestão, tais como: gestão democrática dos recursos financeiros; apoio a formação continuada de capacitação de servidores; suporte e reforço às aulas de campo; integração harmônica entre os departamentos, coordenações de Graduação e Pós-Graduação e do Cenacid.

Além disso, considerando a desvinculação recente do CEM do Setor de Ciências da Terra, pretende-se realizar um estudo para implementação de novos cursos de graduação. Outra proposta é o incentivo à internacionalização do setor por meio de uma comissão setorial própria, que traçará as diretrizes setoriais para prospecção de novos parceiros.

A nova direção propõe ainda o apoio continuado à inserção do setor junto à comunidade por meio de projetos de tecnologia, inovação e parcerias público privadas em áreas específicas, bem como a divulgação perante a sociedade sobre as profissões, enfocando sempre a importância Geólogo, Geógrafo e Engenheiro Cartógrafo e Agrimensor para o desenvolvimento do país. Na área de infraestrutura, estão previstas a captação de recursos para conclusão das obras no entorno do Edifício João José Bigarella e a construção de mais um laboratório para aulas práticas de geoprocessamento.

Nova direção

Professor Alzir Felippe Buffara Antunes é Engenheiro Cartógrafo e Agrimensor e professor Associado IV do departamento de Geomática desde 1993, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas desde 1997.

Antunes foi vice-coordenador do Projeto GEO, pioneiro no Brasil, que introduziu a cultura e tecnologia de Geoprocessamento na UFPR (1993-1997), coordenador do curso de Engenharia Cartográfica (2003-2007), Assessor Adjunto de Relações Internacionais (2009-2011), membro da comissão de Ética Pública da UFPR (2010-2013), chefe do Departamento de Geomática (2011-2012) e chefe de Gabinete da Reitoria (2013-2016).

Fora da UFPR, atuou como Engenheiro na Empresa de Portos do Brasil, Portobrás (1985-1990) e Inspetor Fiscal dos Portos de Paranaguá e Antonina (1989).

Professor Eduardo Vedor é Geógrafo e professor Adjunto IV do departamento de Geografia desde 2012. Atuou como coordenador do curso de especialização em Análise Ambiental de 2013 a 2015, chefe do departamento de Geografia de 2016 a 2017 e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Geografia desde 2013.

Atualmente, Vedor preside a comissão para criação do curso de Arqueologia no Setor de Ciências da Terra, além de representar a UFPR no Conselho de Desenvolvimento do Litoral (COLIT) e atuar como representante brasileiro na RIDOT (Red Ibero Americana de Observación Territorial).

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...