Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Dia de homenagens na UFPR

A UFPR homenageou na manhã dessa terça-feira (19) a Escola de Engenharia e os pioneiros dos setores de Tecnologia e de Ciências da Terra. A cerimônia faz parte da comemoração dos 100 anos da UFPR, que realiza todos os meses, até dezembro, eventos para celebrar o centenário.

A Escola de Engenharia deu origem a cursos do Setor de Tecnologia, como a Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental e Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. Foi responsável pelo surgimento de um novo Setor, o de Ciências da Terra ─ com os cursos de Geografia, Geologia e Engenharia Cartográfica. “Respeito, admiração e gratidão são palavras que representam o que sinto pelas pessoas que ajudaram a construir a Escola de Engenharia”, declarou o professor doutor Marcos Antonio Marino, diretor do Setor de Tecnologia.

Comemoração dos 100 anos - evento de junho no Politécnico - Foto: Leonardo Bettinelli

Os profissionais homenageados, que marcaram de diversas formas tanto a Escola quanto os Setores, receberam um certificado das mãos do reitor Zaki Akel Sobrinho e do vice-reitor Rogério Mulinari. Para Cyro Corrêa Lyra, arquiteto formado na primeira turma do curso na UFPR, estar presente no evento é um honra, tendo trabalhado mais de 20 anos na Universidade. Dentre os contemplados pela homenagem, estão ainda Jaime Lerner e Luiz Forte Neto, também da Arquitetura e Urbanismo; Rubens Meister, da Engenharia Civil; Helio Irani da Motta e Camanducaia, Herbert Wiegand Leyser e Joaquim Telêmaco Carneiro, da Engeharia Elétrica; Gregório Bussyguin e Laertes Bertoli Guimarães, da Engenharia Mecânica; Moacir Kaminski Nilton Emílio Bührer, da Engenharia Química; Carlos Ricardo Soccol, de Engenharia de Bioprocessos; João José Bigarella, Geólogo e Geógrafo e Engenheiro Químico; Camil Gemael, da Engenharia Cartográfica; servidor aposentado Leonardo José da Silva, e Rodiney de Souza; Enedina Marques, primeira aluna mulher e negra do Setor de Tecnologia; e Saul Gonçalves D’Ávila, aluno do curso de engenharia química.

Comemoração dos 100 anos - evento de junho no Politécnico - Foto: Rodrigo Juste Duarte

Foi realizada ainda uma homenagem póstuma aos reitores Flávio Suplicy de Lacerda, engenheiro, professor, diretor da Escola de Engenharia e Ministro da Educação, e Riad Salamuni, geólogo, professor e primeiro reitor da democratização da UFPR. O vice-reitor Mulinari, declarou que com este centenário festeja-se um sonho e ressaltou a importância do desenvolvimento científico-tecnólogico na sociedade. “Nossa Universidade é jovem se comparada às do Hemisfério Norte, mas vejo aqui a chama, a paixão, dos que veem na educação uma causa. Nossos alunos são os melhores aqui e lá fora, não apenas pelo conhecimento tecnológico mas também pelo lado humanista que a Universidade desenvolve.”

A alegria do centenário foi também expressa nas palavras do reitor da UFPR. “No momento estamos rememorando quem ajudou a construir essa Universidade. Olhando para trás, nos inspiramos nestas personalidades que serviram tanto à Universidade quanto ao Estado e ao País. Somos hoje uma universidade cidadã, com ótimos programas de pesquisa e pós-graduação e com o de extensão e cultura cada vez mais desenvolvido.”

No evento foi lançado o livro Cadernos de Educação a Distância, que contém artigos sobre essa modalidade de educação na UFPR, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). A professora Hermínia Marinho, da UEPG, destacou que a Educação a Distância (EaD) no Brasil é essencial para atingir grandes grupos populacionais, mas que ainda precisa de apoio e valorização, para que possa conquistar credibilidade. “Queremos a criação de nova cultura educacional”, resume. Já a professora Maria Aparecida Crissi Knuppel descreveu a trajetória da EaD na Unicentro. No início, em 2005, eram apenas três pessoas trabalhando em três computadores, enquanto hoje são vários laboratórios e equipamentos e uma equipe numerosa.

Foto: Leonardo Bettinelli

O artigo sobre a EaD na UFPR é um registro feito pela coordenadora da Coordenação de Integração de Políticas de Educação a Distância (Cipead), Marineli Meier, sobre o histórico de iniciativas e atividades na Instituição. “Em 2000, foi feito o credenciamento do EaD da UFPR no Ministério da Educação e Cultura, com a primeira versão do curso de pedagogia”, conta Marineli. Em 2009, houve a comemoração dos 10 anos do Programa Anual de Capacitação Continuada (PACC). Em 2011, foram capacitados mil tutores. Glaucia Britto, coordenadora pedagógica da Cipead e organizadora do Cadernos de Educação a Distância explica que até então não havia um registro histórico da EaD em várias instituições, e que este é um marco histórico. O conteúdo do livro será disponibilizado em e-book. Ainda em comemoração ao centenário da UFPR, o “Madrigal da UFPR” fará uma apresentação às 20 horas, no Teatro da Reitoria.

Amanda Pofahl e Juliana Blume, sob orientação de Ana Paula Moraes

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...