Dia da Educação: Projeto leva espetáculos e aulas de música à comunidade do DeArtes desde 2012

Em comemoração ao Dia da Educação (28/4), vamos divulgar durante esta semana uma série de matérias da Universidade Federal do Paraná sobre ações que vão desde a educação básica até os ensinos superiores. Nesta quarta-feira (28), o tema é o projeto de extensão “Práticas Musicais para a Comunidade no DeArtes”, que, desde 2012, reúne em torno da música e do teatro dezenas de alunos, professores e a comunidade nos arredores do departamento, em Curitiba.

Aprovado recentemente para mais um período de quatro anos (entre 2018 e 2022), o projeto de extensão “Práticas Musicais para a Comunidade no DeArtes (Departamento de Artes)” surgiu em 2012 para propiciar oportunidade de aprimorar a formação de alunos de música que se interessam por musicais. Mas não é só isso, afirma o professor do DeArtes Edwin Pitre Vásquez, que coordena o projeto. Um objetivo do projeto está em frente aos palcos — na plateia. Tem a ver com o conceito de “formação de plateia”, próprio do estudo das artes como ciência humana.

Vásquez conta que o projeto tem a intenção de abrir ao público o processo de desenvolvimento de um espetáculo musical. Por isso a primeira apresentação de espetáculo produzido pelo grupo tem ensaio aberto.

Auto de Natal Morte e Vida Severina, uma das mais recentes montagens teatrais feitas no âmbito do projeto. Foto: Edwin Pitre Vásquez/Divulgação

“Montamos tudo na frente de qualquer pessoa que se interessar e fazemos o ensaio ao mesmo tempo em que explicamos como o trabalho foi desenvolvido. O ensaio também é aberto a perguntas”, explica. “Assim o público se sente mais dentro do trabalho artístico. Parte do público não pensa muito sobre o trabalho envolvido em uma apresentação. Há pesquisa, busca e treino de equipes, muito o que fazer. Para uma apresentação de uma hora são necessários meses de trabalho”. Dessa forma, o projeto vem buscando sensibilizar comunidade e alunos sobre o trabalho artístico envolvido nas montagens teatrais.

Outra frente do projeto são as aulas semanais abertas a pessoas da comunidade que queiram aprender mais sobre instrumentos musicais. “Para poder aproveitar as aulas, basta que a pessoa tenha um pouco de conhecimento sobre a prática”, conta Vásquez. Além do canto, as aulas são sobre diversos instrumentos, entre os quais violino, piano, baixo e bateria.