Deputado quer UFPR nos debates sobre instalação de defensoria pública no Paraná

O deputado estadual Tadeu Veneri (PT) fez um convite ao reitor Zaki Akel Sobrinho para que a Universidade se integre no debate sobre a instalação de uma Defensoria Pública no Paraná. “Dos 27 estados brasileiros mais o Distrito Federal, o Paraná e Santa Catarina são os únicos estados que não têm defensorias públicas”, afirma Veneri.

O deputado esteve na manhã desta quarta-feira, dia 10, no gabinete do reitor da UFPR para convidá-lo a participar de um Seminário que será realizado no dia 2 de julho, às 8 horas da manhã, no auditório do Ministério Público. O Seminário reunirá representantes da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul, Ministério da Justiça e de grupos de direitos humanos.

Segundo Veneri, a participação da UFPR na discussão é importante porque deverá potencializar os debates, na medida em que a instituição é difusora do conhecimento. Ele espera que num breve período de tempo o governo do Estado se comprometa a instalar a defensoria de fato. “Ela já existe de direito apenas, mas queremos que passe a existir de fato, com carreira e defensores públicos concursados.

O Deputado Tadeu Veneri e o reitor da UFPR Zaki Akel Sobrinho
Foto: Manuela Salazar