Departamento de Engenharia Florestal reforça convênio com universidade em Moçambique

Zaki Akel afirmou apoiar totalmente o convênio: “Espero que essa parceria continue gerando frutos”.

Os professores integram o programa de capacitação em manejo florestal de estudos dendocronológicos em espécies de alto valor comercial nativas de Moçambique. Esse tipo de estudo serve para determinar a idade e alguns parâmetros de crescimento das árvores.

Durante o mês de permanência no Brasil, Fernandes e Soto ministraram palestras sobre florestas e sistema de gestão de florestas em Moçambique. Além disso, fizeram cursos de aperfeiçoamento na Embrapa, com equipamentos de última geração para identificação de anéis de crescimentos.

No dia 30 de março, os dois professores retornam à Moçambique com uma comitiva de professores da UFPR formada por Dartagnan Baggio Emerenciano, coordenador do curso de Engenharia Florestal e do convênio, Nilton José de Souza, vice-coordenador do convênio e Nelson Carlos Rosot.

Uma equipe da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério de Relações Exteriores já está em Moçambique para acordar um projeto de reabilitação de um espaço experimental com 1.550 hectares de florestas, denominado Centro Florestal de Machipanda (Cefloma). A UFPR vai assessorar todo o processo. Os recursos já estão liberados e intercâmbios de estágios para alunos brasileiros e moçambicanos já estão previstos.

O convênio entre a Universidade Eduardo Mondlane e a UFPR existe desde 1984, mas no curso de Engenharia Florestal ele data de 1980. “Graças à ajuda da UFPR, estamos a formar acadêmicos e pós-graduados em nossa universidade”, afirmou Fernandes, que coordena o convênio na parte moçambicana. “Os ganhos para o convênio são em ambas as partes; nós ganhamos em conhecimento e na UFPR se ganha em conhecimento sobre florestas africanas”, afirmou.

Reitor recebe comitiva de professores de moçambique
Foto: Izabel Liviski

Professor Agnelo Fernandes e Professor Samuel João Soto
Foto: Izabel Liviski