Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Departamento de Educação Física ganha novas instalações no Centro Politécnico

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) inaugurou nesta terça-feira (8) o novo edifício do Departamento de Educação Física (DEF), no Centro Politécnico. A construção, que teve início em 2009, ficou sete anos parada e foi retomada em 2016, com parte da alvenaria, e então, no final de 2017 teve início a etapa de acabamentos e finalização.

As novas instalações receberão laboratórios mais amplos e modernos, além das salas de aulas, secretarias e gabinetes dos professores.  A previsão é de que até o início de 2020 todas as atividades didáticas aconteçam no novo prédio. As ações que envolvem ginásio, quadras, áreas de luta e tablados de ginástica devem continuar no edifício do Campus Botânico, que terá parte do espaço até então ocupada pela Educação Física direcionada para o Departamento de Fisioterapia.

O prédio está próximo ao Centro de Educação Física e Desportos (CED), integrando assim as duas unidades. Foto: Marcos Solivan

Para o chefe do DEF, João Sonoda Nunes, os ganhos com o novo edifício serão imensos. “A estrutura oferece um potencial muito maior para desenvolver as ações que já realizamos e qualificar os processos pedagógicos e de ensino, pesquisa e extensão. Além disso, é um retorno do trabalho desenvolvido em 40 anos de departamento”.

O pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças e também professor do DEF, Fernando Marinho Mezzadri, destaca que a inauguração das instalações cumpre dois grandes objetivos: o término de obras inacabadas e o atendimento de uma antiga demanda do curso. Ele explica que o recurso empregado no prédio, que ao todo custou R$ 12,2 milhões, tem sido economizado desde 2017. “Investimos mais de R$ 9 milhões nos últimos dois anos. Este ano tivemos poucos recursos e menos ainda para obras. Entretanto, estamos levando com muito rigor o término de um conjunto de obras que estavam paralisadas, a partir de um planejamento aprovado pelo Conselho de Planejamento e Administração (Coplad) em 2017”.

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, enfatiza que inaugurar um prédio de primeiro mundo e que dá melhores condições para a comunidade da Educação Física em um momento que os recursos praticamente inexistem é uma vitória da universidade. “A universidade resiste, subsiste e sobrevive. Estamos, talvez agora, dando o passo mais difícil nesse contexto dos últimos anos que é o passo da expansão, apesar de todos os indicativos estarem contrários.

Segundo ele, o fato é um sopro de otimismo nesses tempos pessimistas. “Que isso resulte em uma melhor formação na graduação e na pós-graduação e em mais produção científica nesse curso e programa que já são orgulho da UFPR”. A inauguração do espaço contou com a primeira atividade acadêmica oficial – a aplicação de uma prova – e com a apresentação da bateria do curso de Educação Física.

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...