Cursos de Administração Pública e Geografia da UFPR Litoral são avaliados com nota máxima pelo MEC

Na semana de 21 a 25 de março, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu as primeiras visitas in loco de 2022 para avaliação de dois de seus cursos de graduação. Como resultado, duas notas 5, as maiores do sistema usado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). Os cursos avaliados são os de Geografia e Administração Pública ofertados no Setor Litoral da UFPR, no município de Matinhos.

Durante o processo, foram considerados aspectos ligados ao corpo docente, à infraestrutura e à organização pedagógica, e os avaliadores concluíram que ambos os cursos possuem a condição máxima de excelência e qualidade na oferta de ensino de graduação.

“Essas duas avaliações mostram que a UFPR, em que pesem todos os desafios do período da pandemia, continua uma instituição que oferta educação pública de alta qualidade, graças ao empenho de toda nossa comunidade acadêmica”, destaca Maria Josele Bucco Coelho, pró-reitora de Graduação e Educação Profissional da Universidade.

Ainda sobre os resultados, a pró-reitora reitera que “a Prograd, por meio da Procuradoria Educacional Institucional, continuará a dar suporte a esses processos de avaliação, para que possamos mostrar a toda a sociedade a seriedade do trabalho que realizamos”.

A UFPR, como instituição, possui um Índice Geral de Cursos (IGC) de valor 5, que é o maior da escala para uma instituição de ensino superior – patamar alcançado por 15 universidades brasileiras. Com o resultado, os cursos de Geografia e Administração Pública conquistaram também o reconhecimento dos cursos junto ao MEC, garantindo a regularidade da oferta de ensino de graduação para seus alunos.

Clóvis Wanzinack, coordenador do curso de Administração Pública, afirma que o relatório emitido pela comissão avaliadora traçou elogios ao projeto pedagógico, ao corpo docente – na maioria doutores, com ampla experiência no ensino superior e na pesquisa – e às instalações do curso.

O professor salienta o trecho do documento que trata sobre o percurso de aprendizado do aluno. “A metodologia evidenciada no PPC está direcionada ao aprendizado do aluno de forma a possibilitar o contínuo acompanhamento das atividades, a acessibilidade metodológica e, principalmente, a autonomia do discente.” E prossegue a referência: “(…) são valorizados os diferentes saberes e lugares culturais que compõem a vida social. Os saberes são problematizados, fortalecendo compromissos éticos e políticos, visando à vivência e o adensamento de relações autogestionárias”.

Rodrigo Rosi Mengarelli, coordenador da Licenciatura em Geografia, relata que a comissão considerou marcante o espírito coletivo do curso e demonstrou admiração pelo projeto da UFPR Litoral, que apresenta estrutura curricular inovadora.

“A comissão conseguiu ver a intencionalidade de romper com a tricotomia comum das áreas de geografia física, geografia humana e as disciplinas das licenciaturas. Nosso currículo integra muito bem essas três áreas do conhecimento. Trabalhamos juntos há mais de 10 anos e a qualidade do trabalho se refletiu também nas falas dos educandos e educandas”, celebra o docente. Os dois cursos somam-se a outros da Federal do Paraná avaliados com nota máxima pelo MEC.

Leia notícias anteriores sobre o assunto publicadas no Portal da UFPR.

Por Comunicação Prograd/UFPR