Cursos das áreas de Agrárias e Saúde da UFPR estão entre os melhores do País de acordo com o Conceito Enade 2016

Nenhum dos cursos de graduação da UFPR avaliados no último ciclo do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), do Ministério da Educação, teve nota inferior a 4 no Conceito Enade, um dos indicadores que se baseiam na avaliação. As notas do Conceito Enade vão de 1 a 5. As provas foram aplicadas em 2016, apenas para cursos das áreas de Saúde e Ciências Agrárias, e os resultados foram divulgados neste mês.

No caso da UFPR, foram avaliados os cursos de Nutrição, Medicina Veterinária (os dois cursos, nos campi de Curitiba e de Palotina), Farmácia, Agronomia, Odontologia, Zootecnia e Medicina.

Os destaques são os cursos de Nutrição e de Medicina Veterinária (Curitiba), que obtiveram nota máxima. O de Nutrição é o único do Paraná com este conceito. Já o de Medicina Veterinária dividiu o posto com o curso da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), de Realeza (PR).

Já o curso de Zootecnia obteve nota que o posiciona como melhor do Paraná e entre os cinco melhores do Brasil pela avaliação do Conceito Enade Contínuo (a nota inteira, não estratificada por faixa do Conceito Enade).

Cerca de 4,2 mil cursos, de instituições de ensino públicas e privadas, tiveram notas válidas neste ciclo do Enade. Desse universo, 266 conseguiram conceito 5 (em torno de 6,3% do total) e 1.058, conceito 4 (25%).

Nota máxima

Curso de Nutrição da UFPR foi o único com conceito 5 no PR. Foto: Samira Chami Neves, BD, 29/4/2016

“Temos feito um esforço coletivo para melhorar o curso e a nota do Enade reflete isso”, afirma a coordenadora do curso de Nutrição da UFPR, professora Regina Maria Ferreira Lang. Ela conta que são contínuos os investimentos na qualificação dos professores — são 26, dos quais 25 doutores — e nas melhorias do projeto pedagógico. Em 2013, ano do ciclo anterior, o curso obteve conceito 4.

O curso de Nutrição está perto de reformular seu projeto pedagógico, o que, na avaliação de Regina, consolidará o diferencial da graduação, hoje referência nas áreas de políticas públicas de segurança alimentar e de alimentação escolar. “Queremos atender à demanda por um profissional mais crítico e reflexivo, que seja capaz de enfrentar as grandes questões da saúde no Brasil, como o crescimento da obesidade e, infelizmente, o retorno da desnutrição”, diz.

Dos 324 cursos de Nutrição do País com notas válidas em 2016, 21 conseguiram conceito 5, dos quais 11 são de instituições federais. A maior parcela (145) obteve conceito 3.

Medicina Veterinária (Curitiba) também obteve conceito máximo na prova. Foto: Rodrigo Juste Duarte, BD, 22/8/2010.

A vice-coordenadora do curso de Medicina Veterinária de Curitiba, Carla Forte Maiolino Molento, conta que uma série de fatores ajuda a explicar o desempenho dos alunos no Enade, que rendeu conceito máximo também em 2013. Além de tradicional (foi criado em 1931), o curso tem uma seleção concorrida no ingresso e busca aprimoramento constante.

“Nossos alunos têm acesso a várias atividades formativas, como por exemplo atuar em projetos de extensão e pesquisa e participar de monitorias. Com isso, a experiência acadêmica fica muito enriquecida, em especial pelos projetos de extensão, com convênios com prefeituras e outros órgãos do Poder Executivo e ONGs, o que permite uma imersão na realidade da demanda que enfrentarão quando formados”, explica.

Dos 179 cursos de Medicina Veterinária avaliados no País, 16 obtiveram conceito 5, dos quais 14 são instituições de ensino públicas (11 federais). A maior fatia de cursos avaliados conseguiu conceito 3 (71).

Sobre o Conceito Enade

Segundo o Instituto nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao MEC, o Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia graduações por meio das notas obtidas por graduandos na prova do Enade.

É preciso que pelo menos dois estudantes concluintes aceitem participar da prova, aplicada no ano anterior à divulgação. Quando isso não ocorre, o curso é classificado como “sem conceito”. Por conta disso, os cursos de Fisioterapia, Educação Física, Biomedicina, Serviço Social e Enfermagem da UFPR não obtiveram notas válidas em 2016.

Em 2013, o ano do ciclo anterior, os cursos tiveram as seguintes notas: Biomedicina, 5; Fisioterapia e Zootecnia, 4; Educação Física e Enfermagem, 3; e Serviço Social, 2.

Nos últimos anos, alguns centros acadêmicos da UFPR, como os de Farmácia, Comunicação, Psicologia e História, protestaram publicamente contra a prova do Enade, que consideram um critério pouco eficaz para medir o desempenho dos alunos e a situação dos cursos. Com isso, estudantes que aderem ao boicote costumam entregar as provas em branco.

O Conceito Enade é realizado em ciclos, sendo que o de 2016, divulgado neste ano, teve como foco bacharelados e licenciaturas nas áreas de Saúde, Ciências Agrárias e afins. Em 2018, será a vez dos cursos de Ciências Exatas. Em 2016, foram divulgados os resultados para as áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e afins.

Aqui é possível conhecer os outros indicadores de qualidade do Ensino Superior fundamentados no Enade.