Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Curso sobre Prevenção do Suicídio capacita cerca de 400 pessoas no Campus Jardim Botânico

Dar visibilidade à temática e fazer uma capacitação das pessoas interessadas: esse foi o objetivo do Curso sobre Prevenção do Suicídio realizado na última quinta-feira, 12, no auditório Ulysses de Campos, no Campus Jardim Botânico da UFPR.

Cerca de 400 pessoas das comunidades interna e externa da Universidade – alunos, docentes, servidores, profissionais da saúde e da educação – participaram presencialmente de discussões sobre o fenômeno e receberam orientações para identificação, interpretação e cuidados para conduzir situações em que exista o risco de suicídio.

O curso, realizado pela primeira vez, foi ministrado das 8h às 17h pela professora do Setor de Educação Profissional e Tecnológica (Sept), Dione Maria Menz, e pelo docente colaborador e psicólogo clínico, Altieres Edemar Frei. A TV UFPR fez a transmissão do evento ao vivo pela internet.

A ação promovida pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), fruto do projeto de extensão da UFPR “Luto e Prevenção do Suicídio”, integra a programação da “Temporada Amarela. Um convite à vida”, que oferece atividades de conscientização sobre a prevenção ao suicídio e o valor da vida no período de agosto a outubro. Confira a agenda de 16 a 19 de setembro aqui.

Após o curso, ocorreu a abertura do IV Seminário de Prevenção ao Suicídio da UFPR, realizado nos dias 12 e 13 de setembro. “O seminário apresenta o que a Universidade tem feito nessa área, de produção dos trabalhos, com falas de professores e rodas de conversa sobre saúde, educação e o CVV [Centro de Valorização da Vida], numa perspectiva também de dar visibilidade e entender como os diferentes setores podem trabalhar na prevenção do suicídio”, explica Dione, uma das coordenadoras do projeto de extensão.

“Esse foi o quarto seminário, mas a sexta edição ligada a programas e projetos de extensão da Proec. A ideia é a gente levantar o véu disso, desse mito de que não se pode falar. Não é falar dramatizando ou incitando. É falar esclarecendo e falar o que precisa ser dito”, informa a professora do Departamento de Psicologia da UFPR, coordenadora de Extensão da Proec e uma das organizadoras do projeto, Maria Virgínia Filomena Cremasco.

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...