Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Curso sobre endocrinologia em animais selvagens traz especialistas internacionais a Foz do Iguaçu

As ministrantes serão Janine Brown, do Smithsonian Institution dos EUA e Susan Lorene Walker, do Chester Zoo da Inglaterra. As vagas para o curso que será teórico-prático são limitadas. As aulas serão realizadas nas dependências do Refúgio Biológico Bela Vista da Itaipu Binacional.

As ministrantes têm ampla experiência no desenvolvimento de técnicas não invasivas para o monitoramento das atividades gonadal e adrenal, através da análise de esteróides excretados nas fezes, urina e saliva. Como resultado do seu trabalho, a Dra. Janine montou um grande banco de dados em fisiologia reprodutiva de várias espécies selvagens, demonstrando a diversidade da dinâmica do ciclo estral, da atividade sazonal e dos mecanismos ovulatórios. Os detalhes do seu trabalho podem ser conferidos no site http://nationalzoo.si.edu/AboutUs/Staff/BiosAndProfiles/BrownJanine.cfm.

O monitoramento hormonal não invasivo tem se mostrado de grande valor na avaliação da atividade reprodutiva de machos e fêmeas e da resposta ovariana aos procedimentos de indução de ovulação, permitindo o aperfeiçoamento do manejo reprodutivo, dos protocolos de inseminação artificial e de transferência de embriões. Além disso, a análise de corticóides fecais permite avaliar determinadas práticas de manejo com relação ao estresse e como interferem no bem-estar de animais em cativeiro.

As informações sobre como efetuar a inscrição podem ser obtidas através do site www.abravas.com.br, pelo telefone (44) 3649-3444, com a técnica Anorita Vendrame, ou diretamente no campus Palotina, na Rua Pioneiro, 2153. O contato por e-mail pode ser feito através do endereço nei.moreira@pq.cnpq.br.

Foto(s) relacionada(s):


Um dos animais do Refúgio Bela Vista
Foto: Divulgação Itaipu Binacional

Fonte: Vivian de Albuquerque