Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Curso de Relações Públicas da UFPR promove o Comunica Profe, com oficinas pedagógicas educomunicativas

Promover uma abordagem educacional que reconhece a importância da mídia, das tecnologias digitais e da comunicação é um dos objetivos do Comunica Profe – Oficinas Pedagógicas Educomunicativas, realizado pelo curso de Relações Públicas do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR) no dia 25 de novembro.  O evento acontece das 8h às 12h, no campus Juvevê. 

A iniciativa, organizada por estudantes do curso sob a orientação das docentes Glaucia da Silva Brito e Denise Stacheski, é gratuita e tem apoio institucional do Setor de Artes, Comunicação e Design (Sacod) da UFPR e do Grupo de Estudos e Pesquisa, Professor, Escola e Tecnologias Educacionais (Geppete). 

O curso é direcionado para professores da educação básica e acadêmicos de licenciatura. A programação oferece quatro oficinas planejadas com base na educomunicação, conceito que combina elementos da educação e da comunicação para capacitar indivíduos a se tornarem cidadãos informados, críticos e ativos em uma sociedade cada vez mais mediada pela comunicação. 

“Considero a educomunicação importantíssima e que muitas vezes é deixada de lado nas escolas. Ela promove a conscientização, a participação ativa e a reflexão dos estudantes em relação à mídia e à sociedade”, afirma a professora Glaucia Brito, pesquisadora da área e uma das responsáveis pelo evento. Para ela, esta abordagem educacional pode desempenhar um papel vital na formação de crianças e adolescentes. “Ajudará a desenvolver uma compreensão mais profunda da mídia e das questões sociais, preparando-os para participar ativamente na sociedade e enfrentar desafios do mundo contemporâneo”.

Os interessados podem optar pelas seguintes atividades: 

  • Conhecendo as ferramentas de educomunicação (20 vagas): apresentar possibilidades e ferramentas de educomunicação e como utilizá-las durante as aulas, levando em consideração a perspectiva crítica e emancipadora da educomunicação (oficineiros: David Perez Milani, Samuel Perez Ligorio e Emilly Campos Aziz). 
  • Canva para professores (20 vagas): estimular a criação de materiais educacionais mais eficazes, atraentes e personalizados, além de proporcionar caminhos para que os professores estimulem seus alunos a desenvolverem habilidades em comunicação visual (oficineiras: Raquel Calderon, Julia Soppa e Ana Faiffer). 
  • Inteligência artificial (IA) nas práticas educacionais – o futuro da educação (20 vagas): transmitir conhecimentos sobre comunicação, mídia, tecnologia e IA, motivando para a compreensão de como podem ser integrados na prática pedagógica (oficineiro: Everson Motta). 
  • Mídias e vídeo making como ferramenta educomunicacional (15 vagas): a partir de ferramentas de comunicação audiovisual e redes sociais, o objetivo é trabalhar a criação de vídeos que possam ser usados como materiais de sala de aula, abordando temas como iluminação, roteiro e edição (oficineiros: Giulliani Almeida e Pedro Bartolome). 

O Comunica Profe também reforça a importância da comunicação social para a promoção da educomunicação nas escolas e os benefícios gerados pela integração entre os campos do conhecimento. Glaucia destaca o papel das Relações Públicas no desenvolvimento de estratégias para a formação dos professores na interface comunicação-educação nas escolas, melhorando o engajamento destes na promoção da alfabetização midiática dos seus alunos, preparando os professores para o mundo digital. 

A proposta beneficia, inclusive, os próprios graduandos do curso de Relações Públicas, que têm a oportunidade de uma aproximação prática entre a comunicação e a educação. David Perez Milani, que faz parte da turma que está promovendo o evento e é um dos oficineiros, considera que esta é uma responsabilidade e um exercício da escuta ativa. “Acredito que o RP precisa estar em contato com profissionais de todas as áreas da comunicação, e o ofício de professor é essencialmente comunicativo. Todo o processo de planejamento, contato e preparação das ações pedagógicas é uma experiência rica para nós, estudantes, pois coloca a gente em contato com o mundo do trabalho fora da universidade”, revela.

Aprendizado na prática: educação em espaços corporativos

A promoção dessas oficinas é resultado de uma proposta formativa dentro da atividade do Projeto Interdisciplinar VI, do curso de Relações Públicas, que envolve também a disciplina de Comunicação e Educação. 

Denise Stacheski, professora que orienta os alunos no passo a passo da realização do Comunica Profe, explica que entre as estratégias da profissão, os eventos são acontecimentos essenciais e desafiantes promovidos em diferentes segmentos – de escolas a empresas. “A experiência de planejar, implementar, acompanhar e avaliar um evento agrega conhecimento real de uma ação corporativa, seus pormenores, incluindo suas dificuldades de execução”, diz, 

Além disso, a professora esclarece que ações com base na educação também estão no cotidiano de ambientes organizacionais, como projetos de educação corporativa, educação para as mídias, educação para o consumo consciente, educação para o processo de comunicação interna, entre outros. Para ela, a educomunicação é um caminho para que essas iniciativas aconteçam. “É preciso capacitar, desenvolver cidadãos críticos, dialogar e interagir por meio de uma escuta ativa”. Argumento compartilhado por David, que conclui ao enfatizar que pela educação “estamos sempre aprendendo”. 

Por Comunica Profe

Sugestões

Finanshe: Primeiro evento da UFPR sobre investimentos e finanças voltado para às mulheres
A Liga de Investimentos e Finanças da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove o  primeiro...
Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Psicologia para todos: Vivências musicais para qualidade de vida na doença de Parkinson
A atividade será realizada no dia  30 de abril, às 11h, através do Projeto Psicologia para Todos,...
Música barroca é tema do próximo concerto da UFPR
A Capela da Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe, nesta quinta-feira (25), às 19h,...