Curso de Luteria terá apresentações especiais no sábado à tarde na UFPR Cursos e Profissões

Novo, o curso será oferecido a partir do ano que vem, oferecendo 30 vagas já no vestibular que será realizado no final de 2008. A graduação será pioneira no Brasil, uma vez que não há outros cursos na área. O objetivo é capacitar alunos na construção, reparo e restauração de instrumentos acústicos e elétricos – a exemplo das guitarras – de madeira.

Nos três primeiros anos de curso serão formados profissionais generalistas. A especialização na construção de violinos, violas e violoncelos é obtida com mais um ano de curso. No currículo, matérias como desenho, propriedades da madeira, construção e entalhe, além da história dos instrumentos musicais, cultura musical brasileira, empreendedorismo e inclusive computação aplicada.

“O aluno deste novo curso precisa ter afinidade com áreas como a da Física, por exemplo”, comenta o professor Aloísio Leoni Schmid, responsável pelo projeto de graduação. “Isso porque ele terá de estudar coisas difíceis como a acústica. Ao mesmo tempo, precisará gostar de trabalhos manuais. Ou seja, é um curso complexo e prazeroso.”

MERCADO DE TRABALHO – Schmid acredita que em breve deverá haver um crescimento na demanda por profissionais como o luthier, tendo em vista um projeto de lei que, se aprovado, tornará obrigatório o ensino da música nas escolas, aumentando a procura por instrumentos musicais.

Boa parte dos profissionais desta área acaba trabalhando no exterior. Por isso o curso também oferecerá no currículo a língua estrangeira como disciplina. Os luthiers são geralmente profissionais autônomos recebendo de acordo com o número de clientes e a qualidade dos instrumentos que fabricam.

SERVIÇO:

UFPR Cursos e Profissões – Uma Feira de Idéias para o seu Futuro

Dias 15, 16 e 17 de agosto, das 8h às 18 horas, no campus Jardim Botânico

Avenida Prefeito Lothário Meissner, 632

Informações – www.ufpr.br/cursoseprofissoes

Inédito no País, o curso trabalhará a construção e manutenção de instrumentos musicais em madeira

Fonte: Vivian de Albuquerque