Curso de Direito da UFPR comemorou seu Jubileu de Ouro nesta quinta-feira (20)

Jubileu de Ouro do Curso de Direito da UFPR

“Olha estas velhas árvores, mais belas
Do que as árvores novas, mais amigas:
Tanto mais belas quanto mais antigas,
Vencedoras da idade e das procelas…”

Velhas árvores de Olavo Bilac

Com as palavras do poeta, o advogado Osmar Kohler expressou sua emoção ao participar, juntamente com mais 32 colegas da turma de 1958/1960, como um dos homenageados por ocasião do Jubileu de Ouro do Curso de Direito da UFPR. Referindo-se ao processo de envelhecimento, simbolizado pelo poema de Olavo Bilac, Kohler referiu-se ao Prédio Histórico: “o prédio está brilhando como a sabedoria brilha”, refletiu. O encontro, ocorreu na manhã desta quinta-feira (20), no Salão Nobre do Setor de Ciências Jurídicas, integrando também as comemorações dos 100 anos da UFPR.

Contando com a presença do reitor Zaki Akel Sobrinho, a cerimônia foi coordenada pelo advogado e ex-aluno homenageado, Cleverson Marinho Teixeira. O encontro assumiu caráter informal quando alguns dos ex-alunos receberam a homenagem das mãos de familiares, filhos e netos, resgatando nesta atitude, valores nobres como a família. Nas palavras do advogado Cleverson, uma evocação à memória de grandes mestres como os professores Flávio Suplicy de Lacerda (reitor naquele período); Altino Portugal Soares Pereira; João Alves da Rocha Loures; Manoel de Oliveira Franco Sobrinho; Egas Muniz de Aragão; Gaspar Lacerda Pinto; Lamartine Correa de Oliveira Lira; Euclides Mesquita, além de René Dotti (auxiliar de ensino na época) e muitos outros.

Saudade ─ Um minuto de silêncio foi pedido pelo advogado em reverência aos colegas que se foram. “Muitos já nos deixaram, estão experimentando uma vida melhor e, hoje, com certeza estão aqui entre nós, observando e apreciando esse evento de grande significado.”
Os ex-alunos foram igualmente saudados pela vice-diretora do setor, professora Vera Karam de Chueiri. “Estes são homens e mulheres que fizeram a história do Direito”, considerou. Por sua vez, o reitor Zaki Akel Sobrinho, no final da solenidade, lembrou que o curso de Direito foi um dos primeiros cinco cursos que iniciaram a UFPR. “Estamos hoje no primeiro dia do segundo centenário e ainda é o primeiro da nossa gestão frente à Reitoria. Na noite inesquecível de ontem, o Prédio Histórico, o “Palácio da Luz”, exerceu oficialmente, do alto dos seus 100 anos, o papel de iluminar a sociedade paranaense”, concluiu o reitor.