Curso A Escola que Protege aborda violência nas escolas

O vice-reitor, Rogério Mulinari, e a pró-reitora de Cultura e Extensão, Elenice Novak, receberão os participantes da sessão de abertura, em nome da UFPR.

A iniciativa faz parte do projeto ‘Escola que Protege’, uma parceria entre a UFPR e as secretarias de estado da Educação (SEED) e Educação Continuada (SECAD). Segundo o coordenador do projeto, professor Paulo Vinícius Baptista da Silva, do Setor de Educação, o curso visa capacitar os profissionais da Educação das redes estadual e municipais de ensino que atuam no atendimento e prevenção à violência contra crianças e adolescentes na escola.

‘Na maioria das vezes a escola é a primeira a ter informações sobre alguma forma de violência sofrida pela criança ou adolescente através da relação de confiança que se forma entre os alunos e os professores’, explicou o coordenador. São questões de garantias de direitos que exigem atendimento específico por parte das instituições de ensino. Daí a importância do diálogo entre as escolas e os órgãos afins, como conselhos tutelares e outros.

Participação – O curso ‘A Escola que Protege’, dividido em módulos de 80 horas que terão início na segunda quinzena de fevereiro, contempla profissionais de Curitiba e de oito municípios da região metropolitana. Sailene Martins de Oliveira Knaut e Nelci Fernandes de Souza são docentes que atuam no Município de Almirante Tamandaré.

Ambas concordam que a violência pode acompanhar a criança, desde pequena, até a adolescência. ‘As agressões iniciam na família enquanto a criança é pequena ainda e depois, à medida que crescem, se envolvem em outros problemas graves como o uso de drogas, marginalidade e demais eventos de natureza violenta’, destacaram as professoras.

As inscrições para o curso e mais iformações estão disponíveis no site www.proec.ufpr.br

Abertura do curso
Foto: Leonardo Bettinelli