Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Curitiba promove 1ª Conferência Livre de Comunicação

Entidades da sociedade civil, de governo e do mercado de mídia se reúnem na noite desta terça-feira (6/10), em Curitiba, para discutir os grandes temas da comunicação do país desde uma perspectiva local na 1ª Conferência Livre de Comunicação de Curitiba.

A conferência acontece no Espaço Cultural dos Bancários, localizado na rua Piquiri, 380, Rebouças, a partir das 18 horas.

O evento, que tem âmbito municipal e é aberto ao público, pretende reunir pelo menos 27 entidades, como fase preparatória da regional livre, prevista para ocorrer em Pinhais em 17 de outubro, que, por sua vez, subsidiará a Conferência Estadual de Comunicação, marcada para os dias 6 a 8 de novembro.

O debate, que será mediado por Silvana Prestes, representante da Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS), terá a participação do jornalista Mário Messagi Júnior, professor da UFPR; Aniela Almeida, vice-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) na região Sul e diretora do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná; e da jornalista e professora Elza de Oliveira Filha.

Confecom

Toda a mobilização se deve à proximidade da Confecom (Conferência Nacional de Comunicação), que, com o tema ‘Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital’, será realizada em Brasília entre os dias 1º e 3 de dezembro.

Almejada pelos movimentos sociais e adiada tanto quanto possível por governos e empresas de mídia, a Confecom, convocada no início deste ano pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, será finalmente uma oportunidade de a sociedade debater e propor políticas para a democratização da comunicação e a mudança de marcos legais da mídia.

Como prévia à Confecom, os Estados realizam até 8 de novembro conferências estaduais, que são antecedidas de etapas regionais e municipais.

Foto(s) relacionada(s):


Detalhe do site da Comissão Paranaense Pró-Conferência de Comunicação
Foto: Reprodução

Link(s) relacionado(s):

Fonte: Fernando César Oliveira (com informações do Sindijor-PR)