Curitiba é palco de debate internacional sobre comunidades sustentáveis e responsabilidade ambiental

"Repensar a cidade existente" é o tema do Elecs 2013 - Foto: Reprodução/http://www.elecs2013.ufpr.br/

Com a palestra do professor Louis Becker, ganhador de diversos prêmios na área da arquitetura dinamarquesa e internacional, é aberto amanhã, terça-feira (22), às 9 horas, o Encontro Latino-Americano de Edificações e Comunidades Sustentáveis (Elecs 2013). A abertura do evento, que reunirá estudantes, profissionais do Brasil e exterior e a população em geral, será realizada no Centro de Eventos da Fiep/Cietep, Rua Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico.

Louis Becker ministrará palestra em 22 de outubro, no Centro de eventos FIEP/ CIETEP - Foto: Reprodução

De acordo com a professora da UFPR, Maria do Carmo Freitas, a exibição das pesquisas e trabalhos sobre responsabilidade ambiental e sustentabilidade será feita em vídeo e não mais em formato de banners de lona e papel . Com isso, explica a docente, pretendemos colaborar na redução do impacto ambiental gerado pela impressão de materiais, bem como, reduzir custos financeiros. A adoção do vídeo também tem como objetivo propiciar interatividade entre os participantes e exibir os trabalhos de forma descontraída, lúdica.

Jardim Didático

Outra novidade do Elecs 2013 é a realização de atividades ─ oficinas e palestras ─ em vários locais de Curitiba (Museu do Jardim Botânico, campus Politécnico e salas de aula do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR, Escritório Verde da UTFPR e Unicuritiba) o que permitirá a participação da população em geral no evento. Entre as oficinas estão Agricultura Urbana, Aplicação de Fachadas Vegetais em Edificações, Horto Municipal, Usina Reciclagem Pet, Jardins Didáticos, Yoga no Museu, Avaliação do Ciclo de Vida dos Produtos, Aplicação de Microcimento em Painéis de MDF, Pisos e Paredes.

Plateia que compareceu ao Pré-ELECS, realizado no auditório do Observatório Astronômico da UEPG - Foto: Portal UEPG

A programação completa do Elecs 2013, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Construção Civil da UFPR em parceria com diversas entidades, pode ser visualizada em  www.elecs2013.ufpr.br/programacao/oficinas/.

Celsina Favorito