Cunha Pereira foi o 1º presidente do Diretório Estudantil da UFPR

A entidade daria origem ao atual Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Conforme Ata arquivada pela UFPR, Cunha Pereira teve sua eleição como presidente do diretório oficializada pelo Conselho Universitário em 11 de maio de 1948. A sessão foi presidida pelo então reitor Victor Ferreira do Amaral, o primeiro da história da universidade, fundada em 1912.

Dias depois, em 1º de junho de 1948, o então estudante de Direito e presidente do Diretório Universitário assumiria a condição de primeiro representante dos alunos no Conselho Universitário da UFPR, instância máxima de direção da universidade.

Francisco Cunha Pereira Filho (1926-2009) formou-se no curso de Direito da UFPR em 1949.

Declaração do reitor

Em nota divulgada no final da tarde de quinta-feira (19/3), o atual reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, afirma que o Paraná ‘perde muito’ com a morte do jornalista e advogado Francisco Cunha Pereira.

‘[Cunha Pereira] foi um incansável defensor dos interesses do Estado, um verdadeiro paranista, cuja personalidade se reflete nos seus empreendimentos’, afirma Zaki Akel.

‘Participou da luta pela federalização da UFPR, ao lado do seu fundador Victor Ferreira do Amaral e sempre marcou presença na vida desta instituição, seja diretamente como seu Conselheiro, seja por meio dos veículos de comunicação que dirigiu contribuindo para que a UFPR consolidasse sua função formadora de parte importante da juventude paranaense que a ela tem acesso’, conclui a nota.

Detalhe da Ata de 1º de junho de 1948, com as assinaturas de Cunha Pereira e de Victor do Amaral

Link(s) relacionado(s):

Fonte: ACS