Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Cultura a caminho de Antonina

Aqueles que gostariam de participar do Festival de Inverno da UFPR em Antonina, mas não têm disponibilidade de tempo em razão do evento durar a semana inteira, podem aproveitar um pouco do que o evento tem de bom no fim de semana. A abertura oficial do 18º Festival só acontecerá às 21h30min de sábado, dia 5, mas durante o dia todo já haverá programação: às 12h30min tem teatro de bonecos, no Theatro Municipal. Será a apresentação de “Os Bichos”, um espetáculo de formas animadas capaz de encantar crianças de todas as idades, sendo realizado com marionetes e bonecos de luva. O espetáculo traz elementos que valorizam a amizade, a preservação da natureza e o respeito pela nossa cultura.

No final da tarde, às 18h30min, também no Theatro Municipal, será a vez do Coral da UFPR que neste ano completa 50 anos. Interpretará trechos de “A Criação” de J. Haydn, com o propósito de refletir sobre sua própria existência. Às 20 horas, na Igreja Matriz, apresentação de Música Celta, Étnica e Medieval com o grupo Gaiteiros de Lume. O grupo busca difundir a cultura celta, apresentando versões instrumentais e vocais de temas tradicionais e de composições próprias, utilizando instrumentos típicos como as gaitas de foles, banjo, whistle (flautas 6 furos), dentre outros.

Às 21h30min será oficialmente aberto o 18º Festival de Inverno da UFPR em Antonina, no Palco Principal. Será momento também para o lançamento do Livro sobre a história dos últimos festivais. É a segunda publicação sobre este que é o maior evento de extensão da UFPR, que movimenta aproximadamente 50 mil pessoas tradicionamente nas férias de julho em torno da pequena Antonina. O primeiro livro retratava os 11 primeiros festivais e agora a nova publicação traz do 12º ao 17º evento. É uma publicação colorida, caprichada, que revive um pouco de cada um dos festivais, em textos e muitas imagens. A abertura será seguida do show com o grupo Big Time Orchestra e Vanessa Jackson.

Ainda no sábado à tarde também estará funcionando a Praça de Recreação do Festival. A pacata pracinha anexa à Igreja Matriz torna-se um local de muita agitação com a equipe de recreação. As crianças participam de atividades lúdicas e recreativas, jogos e de brincadeiras. A equipe de recreação procura resgatar as brincadeiras tradicionais, como a “perna-de-pau” e bambolê, simples e divertidas, mas também muito esquecidas nesses tempos em que a criançada entende que “não tem nada pra fazer”, quando não tem um computador ou vídeo game à mão.

DOMINGO NO FESTIVAL – No domingo, 6 de julho, a programação será ainda mais variada: Às 12h30min, no Theatro Municipal

Estórias Brincantes de Muitas Mainhas – Cia. do Abração, peça que apresenta três encantadores velhinhos contadores de histórias, que através da manipulação de objetos e muita imaginação, contam as diferentes relações que se podem estabelecer entre mães e filhos, ressaltando o respeito que devemos ter pelas diferenças de cada ser humano. Às 15 horas, também no Theatro Municipal, apresentação da Orquestra Filarmônica da UFPR que vai apresentar a abertura e a Sinfonia que fazem parte das comemorações dos 200 anos da vinda da Corte Portuguesa ao Brasil.

Às 18h30min, ainda no Theatro Municipal, é a vez do Grupo de MPB da UFPR, com o espetáculo musical O Amor é Um Rock, sobre a obra do genial Tom Zé, ‘Estudando o Pagode – Na Opereta SEGREGAMULHER e Amor’, entre outras. Este é desaconselhável para menores de 12 Anos. Às 20 horas, na Igreja Matriz, “Tempero Verde – Comtrasteduo, com participação de Paulo Demarchi” que faz um trabalho de pesquisa-ação violonística sobre as possibilidades de execução do instrumento. 21 horas, de novo no Theatro Municipal, Dom Ricardo Terzo – Cia de Teatro PalavrAção da UFPR. Espetáculo inspirado no clássico personagem principal da obra “Riccardo III”, de Willian Shakespeare, conta a história do poderoso homem da máfia, capaz de cometer atrocidades para realizar seu instinto de poder e perversidade.

E para fechar o final de semana, às 22 horas, show com a banda Lady Be: As Beatas, no Palco Principal, instalado na principal avenida de Antonina. “Lady Be – As Beatas” é uma banda que apresenta uma viagem pela trajetória dos Beatles. No repertório estão os maiores clássicos da mais famosa banda de Liverpool.

Foto(s) relacionada(s):


Funcionários transportam colchões para os alojamentos do festival.
Foto: Izabel Liviski

Link(s) relacionado(s):

Fonte: Leticia Hoshiguti