CPC realizou debate entre candidatos à Reitoria

Mesa do debate: candidatos da chapa 1 (dir.) e chapa 2 (esq.), membros da comissão paritária e o mediado (ao centro) - Foto: Rodrigo Juste Duarte

Na noite de terça-feira (2), foi realizado o primeiro debate entre os candidatos à Reitoria da Universidade Federal do Paraná para o mandato 2012-2016, promovido pela Comissão Paritária de Consulta (CPC). Maria Tarcisa Silva Bega candidata a reitora e Amadeu Bona Filho candidato a vice-reitor da chapa 1, “UFPR pra Valer!”, e Zaki Akel Sobrinho candidato a reitor e Rogério Andrade Mulinari candidato a vice-reitor da chapa 2, “Compromisso e Respeito”, puderam apresentar suas propostas a uma plateia de estudantes, professores e técnicos que esteve presente no Teatro da Reitoria.

A mediação foi do jornalista e professor do Departamento de Comunicação Social Elson Faxina. O debate foi dividido em quatro blocos. No primeiro, as duas chapas fizeram suas apresentações. A chapa 2 lembrou das realizações dos últimos anos e defendeu a transformação pela educação com mais trabalho e diálogo. Já a chapa 1 se apresentou como coletivo de oposição e por uma universidade de inclusão de gêneros, classes, raças e gerações.

No segundo bloco, a partir dos temas sorteados, os candidatos responderam a perguntas da chapa adversária. Ensino de graduação, hospitais universitários, assuntos estudantis, políticas de desenvolvimento institucional, pesquisa, extensão e gestão universitária estiveram em pauta. O terceiro bloco foi dedicado a perguntas feitas por docentes, técnicos administrativos e estudantes. Da emissão de diplomas, passando por grupos PET, políticas para aposentados a desburocratização dos trâmites na instituição, os quatro candidatos puderam apresentar seus pontos de vista. O último bloco foi dedicado às considerações finais.

Teatro da Reitoria durante o debate - Foto: Rodrigo Juste Duarte

Todo o debate ocorreu em clima cordial. Até as “torcidas” de cada chapa mantiveram a tranquilidade, manifestando-se apenas com palmas. A única manifestação mais efusiva foi advertida, pois segundo as regras do debate, ofensas e vaias seriam revertidos em punição às chapas e até retirada do local dos mais entusiasmados. Segundo Luciano Marcio de Andrade, integrante da CPC, as regras foram definidas de modo a “não permitir faixas ou outros tipos de propaganda para garantir o processo de igualdade do debate”.

Durante o debate, estudantes vestindo camisetas verdes faziam campanha pelo “Movimento da Paridade Qualificada”. O movimento quer mobilizar os estudantes para que compareçam às urnas nos dias da consulta. “Precisamos de um quórum mínimo de 33% dos alunos para fazer valer a paridade na apuração”, explica o aluno de Engenharia Civil Salem Ibrahim.

Avaliações
Público e candidatos concordaram que o debate foi uma ótima iniciativa. Para a servidora técnica Cleonice Fritoli, foi “importante e muito válido e poderiam até ter ocorrido mais debates, pois ajudam na decisão”.

Bona Filho considerou que o debate foi bom, pois todos mantiveram a elegância, o respeito e demonstraram um processo de amadurecimento. “Espero que com esse processo a instituição ganhe e os valores humanos ganhem”, definiu. Para Tarcisa, o debate foi uma boa oportunidade, na reta final da campanha. “Como oposição, fomos contemplados nas questões. Fizemos críticas no que foi possível e apresentamos propostas, pois desejamos uma universidade democrática e que respeite as diferenças.”

De acordo com Mulinari, o debate foi uma boa oportunidade para a comunidade ver a diferença entre as duas propostas. “Uma universidade grande como a nossa não pode prescindir do debate para a construção coletiva”, diz o candidato a vice-reitor. Zaki Akel elogiou o alto nível do debate, o comportamento exemplar da plateia e a imparcialidade da CPC. “Foi uma bela oportunidade do exercício democrático na universidade”, completou.

Transmissão
O debate entre os candidatos à reitoria foi transmitido ao vivo, na íntegra, pela UFPRTV. Em toda a história da universidade, foi a primeira vez que um debate teve transmissão direta. A UFPRTV vai reprisar o debate no sábado e no domingo à noite e também é possível assistir pela internet, no blog da TV.

Consulta
A consulta pública à Reitoria será realizada nos dias 08 e 09 de outubro em Palotina e 09 e 10 em Curitiba e no Litoral. Podem participar da consulta os servidores técnico-administrativos ativos e aposentados do quadro da UFPR; funcionários da Funpar do Hospital de Clínicas; docentes ativos, substitutos e visitantes vinculados à UFPR e em efetivo exercício de suas funções; docentes aposentados do quadro; estudantes dos cursos de graduação presenciais, pós-graduação stricto-sensu e de residência médica, regularmente matriculados no ano letivo de 2012.

A contagem dos votos da consulta pública começará assim que a última urna chegar ao local de apuração. O voto será paritário e cada categoria terá peso equivalente a um terço.

No dia 15 de outubro, o Colégio Eleitoral, composto por membros do Conselho Universitário e do Conselho de Curadores, vai elaborar as listas tríplices para escolha de reitor e vice-reitor.

Saiba onde é seu local de votação.