Corredor Cultural será uma extensão da Rua XV

‘Será como se continuássemos o projeto da Rua XV, já que o novo espaço também será um espaço de convivência’, comentou a arquiteta.

O Corredor Cultural terá 694 metros de extensão e 15 mil metros quadrados, e está planejado para ser multimodal (incluindo, por exemplo, o alargamento das calçadas e pontos para o aluguel de bicicletas) e multifuncional (com espaços para atividades de cultura e lazer). Além disso, o projeto é sustentável . ‘Prevemos obras com resíduo zero e racionalização do uso de energia’, explicou a arquiteta Maria Luiza.

As informações foram apresentadas pela professora na tarde de segunda-feira (10), em reunião com o grupo de entidades que irá colaborar com o projeto. O encontro aconteceu no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e contou com a presença de representantes da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Federação do Comércio (Fecomércio), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rede Paranaense de Comunicação (RPC), Associação dos Servidores da UFPR (Asufepar), Federação dos Transportes, Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Associação Comercial do Paraná (ACP), Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná (Sinduscon) e da Fundação de Apoio à UFPR (Funpar).

O projeto do Corredor Cultural, orçado em R$ 32 milhões, prevê ainda nova iluminação (para o uso noturno do espaço), modernização dos espaços culturais da Reitoria e do Prédio Histórico (que contará inclusive com um novo cineteatro e um novo museu), uma rede livre de internet sem fio e o aproveitamento de espaços culturais já existentes na área, como livrarias, teatros e espaços para apresentações musicais.

No Prédio Histórico, mais espaço para o Direito

Durante a reunião, o reitor Zaki Akel Sobrinho também aproveitou para tranquilizar a comunidade academia do curso de Direito, que ventilou a possibilidade de perder espaço físico dentro do Prédio Histórico. ‘As obras vão aumentar o espaço do curso de direito em 60%. Serão mais gabinetes para os professores e mais salas de aula. Também vamos aproveitar melhor o subsolo, que hoje é subutilizado’, garantiu.

Prazos

Em breve, outra reunião deve ser marcada para estabelecer uma ‘divisão de tarefas’ entre os colaboradores, a fim de tocar o projeto. A inauguração deve acontecer até dezembro de 2012, quando a UFPR completa 100 anos. Prazo igual ao que a prefeitura de Curitiba tem para entregar as obras relativas à Copa do Mundo.

‘Esse projeto vai de encontro ao que desejamos para o centro’, disse o presidente do Ippuc, Cléver Ubiratã Teixeira de Almeida. ‘A prefeitura sozinha não pode fazer tudo. É importante essa colaboração’, completou.

Um dos pontos em que os projetos da prefeitura e da UFPR convergem, por exemplo, é instalação de pontos com acesso grátis à internet sem fio.

A arquiteta Maria Luiza (em pé) apresento o projeto aos representantes das entidades parceiras.
Foto: Leonardo Bettinelli

Fonte: Sandoval Matheus (estagiário), sob orientação de Fernando César Oliveira