Coro da UFPR apresenta Brahms

O Coro da UFPR apresenta concertos com obras do compositor alemão Johannes Brahms nos dias 14, 15 e 16 de outubro, às 20h30, no Salão Nobre do Colégio Estadual do Paraná, com entrada gratuita. No dia 14, será um ensaio aberto ao público.

Este ano, todos os concertos do Coro da UFPR terão no repertório as obras de Brahms. O maestro Alvaro Nadolny explica que este é um bom momento para o Coro, pois ‘a beleza e o equilíbrio da obra de Brahms exige muito esforço para trabalhar interpretações mais difíceis’. Para o maestro, além do exercício de execução, a música de Brahms inspira cantores e público a compreender a humanidade e a lidar com ideias e sentimentos muito profundos.

Com equilíbrio e paixão, Brahms elabora texturas sonoras de um tipo de beleza fecunda, que causa enlevo e faz buscar o lugar onde, dentro de cada um, a paz é de todos. No concerto, serão apresentados poemas de Goethe musicados por Brahms. ‘Os textos escolhidos por Brahms mostram um forte desejo para que o ser humano se aprimorasse. Ele era um excelente músico e pensador e tinha fama de quase filósofo’, conta Nadolny.

Como destaque no repertório, a peça Rapsódia para Alto. O concerto será apresentado pelo Coro e seus solistas. A apresentação terá duração de uma hora e vinte minutos, em um ato. A regência é de Alvaro Nadolny e ao piano, Karina Ferrer Gineste da Silva.

Homenagem

As apresentações serão dedicadas a Jorge Chwist, baixo do Coro da UFPR, falecido na última quarta-feira (6). Jorge foi um dos fundadores do Coral da UFPR, em 1958, época em que ainda era acadêmico. Deixou o Coral para trabalhar em outra cidade, mas voltou em 1990, após se aposentar. Continuou cantando até 2010.

Serviço:

Coro da UFPR

Johannes Brahms

Dias: 14, 15 e 16 de outubro (14/10 – ensaio aberto)

Local: Salão Nobre do Colégio Estadual do Paraná – Av. João Gualberto, 250

Entrada Gratuita