Cooperação entre a UFPR e a Universidade de Pisa – Itália

A UFPR já mantém convênio com a UNIPi – Universidade de Pisa mas novas possibilidades deverão ser abertas além dos trabalhos específicos que têm sido desenvolvidos nos últimos anos, nas áreas de Agrárias, Humanas e Arquitetura. A comitiva de professores que está na Itália amplia as possibilidades do convênio integrando no acordo a UNA – Universidad de Nacional de Asunción e a ITAIPU Binacional.

Realidade – Fazem parte dessa ampliação do convênio novas áreas e formas conjuntas de trabalho, com temas integradores em desenvolvimento sustentável, água, energia, saúde, educação, dentre outros. Estão propostos novos métodos e novas estruturas educacionais, servindo como exemplo a UFPR Litoral que tem despertado interesse especial.

Histórico – Em maio de 2007 foi realizado um encontro no Brasil entre os reitores Carlos Augusto Moreira Junior da UFPR e Marco Pasquali da UNIPi, com dirigentes da ITAIPU Binacional, onde foi firmado um protocolo de interesse na ampliação no acordo entre as Instituições envolvidas.

Viagem – Os professores Luiz Antonio Biasi, Flávio Zanette e Valdo José Cavallet – da comitiva da UFPR, em trabalho conjunto com dirigentes da ITAIPU Binacional e da UNA estão participando de uma série de reuniões na Universidade de Pisa com o objetivo
de estruturar e consolidar esse acordo de cooperação.

O acordo de cooperação possibilita trabalhos conjuntos, tanto na graduação como na pós-graduação, a serem desenvolvidos na Itália, Paraguai e Brasil, com a participação de professores, técnicos e estudantes.

Progressivamente as instituições participantes poderão integrar áreas e equipes que tenham projetos inovadores e que possibilitem a evolução de trabalhos conjuntos visando a contribuição para a superação de desafios educacionais da sociedade contemporânea.

Encontro em Pisa

Fonte: Patricia Favorito Dorfman