Convênio com Secretaria de Saúde garante R$ 2,46 milhões para a Maternidade Victor do Amaral

Durante os próximos 12 meses a maternidade receberá do governo do estado repasses mensais de R$ 205 mil para manutenção das atividades de obstetrícia e neonatologia. O convênio foi assinado durante reunião da Escola de Governo, com o governador Orlando Pessuti. Assinaram o documento o reitor Zaki Akel Sobrinho pela UFPR, o diretor da Funpar Pedro Steiner Neto e o Secretário Estadual de Saúde e ex-reitor da UFPR Carlos Augusto Moreira Júnior. Também prestigiaram a assinatura o diretor da Maternidade Victor do Amaral Fernando César Oliveira e o vice-reitor da UFPR Rogério Mulinari.

Além da manutenção das atividades ambulatoriais e hospitalares de atendimento em Obstetrícia e Neonatologia, o convênio prevê também a ampliação das atividades com a implantação do Projeto Instituto da Mulher, de ações assistenciais e de ensino de modo integral à mulher, da adolescência ao climatério. Ao Projeto Instituto da Mulher caberão as ações preventivas, educativas e assistências à saúde da mulher e ao recém-nato buscando elevar o padrão de qualidade e eficiência do atendimento prestado à população de Curitiba, Região Metropolitana e do Vale do Ribeira, através do Sistema Único de Saúde.

Segundo Zaki, o convênio é importante para dar plenas condições de funcionamento à maternidade. O valor do ano anterior, de R$ 185 mil foi aumentado em 10%, acréscimo que o reitor considera significativo e que ajuda a compor o orçamento necessário à unidade, que também contará neste ano com rateio de recursos do MEC. Zaki salientou a importância do apoio do governo nas áreas da Ciência e Tecnologia, Educação, Agrárias e agora na da Saúde. Ele falou da diferença que a UFPR faz com o Hospital de Clínicas, a maior unidade de saúde do Estado; o Hospital do Trabalhador que é referência na área do trauma; e o próprio Victor do Amaral, que nesta semana completa nove anos de reabertura. ‘Que possamos continuar com muitas parcerias para avançar no atendimento à população’, concluiu.

O ex-reitor Moreira falou da luta que travou para que na época da sua gestão se concretizasse o convênio que ele próprio agora assinou. ‘É importante apoiar uma das primeiras maternidades do Paraná, fundada pelo professor Victor Ferreira do Amaral’, disse o Secretário. A pedido do governador Pessuti, Moreira anunciou outra ação que será realizada em parceria com a UFPR: A expetise da Funpar será utilizada para administração de outros dois hospitais paranaenses, o de Guaraqueçaba e o de Paranaguá. ‘O litoral do Paraná terá a administração de qualidade da Fundação da UFPR’, disse Moreira.

O reitor Zaki Akel Sobrinho assina o convênio, ao lado do governador Orlando Pessuti
Foto: Arnaldo Alves / AEN

Fonte: Leticia Hoshiguti