Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Controle de drogas antiparasitárias é tema de curso

O professor Marcelo Beltrão Molento, do Laboratório de Doenças Parasitárias da UFPR, vai ministrar no próximo sábado, dia 6 de outubro, o 40º Curso do Método Famacha, dirigido a profissionais, produtores, professores, técnicos e acadêmicos da área da Medicina Veterinária.

O curso será ministrado nas dependências da Fazenda do Canguiri da UFPR, em Pinhais, durante todo o dia. Abordará o método denominado Famacha, que consiste em avaliar o grau de anemia individual dos animais, com base na coloração da conjuntiva do animal. “O objetivo é selecionar animais mais tolerantes às parasitoses, diminuir o uso de anti-helmínticos e a pressão de seleção parasitária e reduzir os custos na produção”, explica Marcelo.

Segundo Marcelo, o curso é teórico e prático, capacitando o avaliador no que se refere aos problemas parasitários, manejo e diferenciação da anemia nos animais. É uma técnica que traz vantagens não apenas à comunidade diretamente interessada no tema, mas também à comunidade em geral. O professor Marcelo explica que são inúmeros os ganhos: eliminação de venenos no meio ambiente, possibilidade de condições sanitárias mais ideais, maior grau de bem estar dos animais, criações de orgânicos com alimentos mais saudáveis e menos drogas nas carnes consumidas pela população.

Foto(s) relacionada(s):


Aplicação do Método Famacha
Foto: Foto cedida pelo professor Marcelo Molento

Fonte: Leticia Hoshiguti