Conselhos devem fazer nossa interlocução com a sociedade, diz reitor

Para colaborar na administração da Universidade, os Conselhos disponibilizam assentos para a comunidade externa.

Representantes de entidades patronais e de trabalhadores são convidados a participar de forma ativa nas reuniões do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), do Conselho de Planejamento e Administração (Coplad) e no Conselho de Curadores (Concur) da UFPR.

Segundo Zaki Akel Sobrinho, a interação entre as necessidades da universidade e a comunidade paranaense é parte importante do processo de administração, e deve ser valorizada e incentivada.

O reitor afirma ainda que, além de trabalhar pela demanda que a universidade apresenta aos cidadãos, é importante que a universidade receba demandas da comunidade. “É um trabalho conjunto e uma interação que pode render muitos bons frutos”, disse.

Representantes

Os representantes da comunidade externa no Cepe são Luiz Carlos Baeta Vieira (titular; representante da Federação das Indústrias do Estado do Paraná – Fiep), Marcos Mueller Schlemm (suplente; representante da Fiep) e Maria Madalena Ames (suplente; representante da Associação dos Professores do Paraná – APP), ambos presentes no evento. Janeslei Aparecida Albuquerque, representante da APP, também integra o Conselho.

Quanto à comunidade externa no Coplad, esta é representada por Jamil D’Ávila (titular; Força Sindical) e João Batista Oliveira (suplente, Força Sindical), Paulo César Nauiack (titular; Federação do Comércio do Estado do Paraná) e Luiz Gonzaga Fayzano Neto (suplente; Fecomércio).

O Concur é representado por João Luiz Rodrigues Biscaia (titular; Federação da Agricultura do Estado do Paraná – Faep) e Vicente Barbosa Miranda (suplente; Faep).

Agradecendo a participação e a colaboração dos representantes na administração da universidade, o reitor Zaki Akel Sobrinho reiterou a importância dessa relação. “A UFPR precisa do apoio de pessoas interessadas em fazer um trabalho sério e em lutar por melhorias na educação”, completou. ‘Os conselhos devem funcionar como interlocutores da UFPR com a sociedade.’

Os novos conselheiros foram recebidos pelo reitor na tarde de terça-feira
Foto: Manuela Salazar

Fonte: Iasa Monique (estagiária) / Fernando César Oliveira (orientador)