Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Conselho Universitário avança no diálogo sobre a ocupação do Edifício Teixeira Soares no Campus Rebouças

Em sessão extraordinária do Conselho Universitário (Coun), representantes da subcomissão do Setor de Educação, do Setor de Ciências Humanas e do curso de Turismo, representantes dos demais setores, docentes, técnicos administrativos e estudantes manifestaram, nesta quinta-feira (16), suas posições a respeito da finalidade que será dada ao Edifício Teixeira Soares  localizado no Campus Rebouças.

A segunda sessão para discutir o tema foi realizada no próprio Edifício Teixeira Soares após visita dos participantes às instalações do prédio. De acordo com o Superintendente de Infraestrutura, Sérgio Braga, que acompanhou a visita, dentro de 15 dias o edifício poderá ser entregue.

O diálogo girou em torno da análise do estudo técnico feito por comissão designada para este fim. Constituída por um grupo multidisciplinar, a comissão promoveu uma análise independente sob dois pontos de vista diferentes.

“Houve muita independência, nós nos reunimos quase  que semanalmente e  muitas ideias foram trazidas ao longo desse tempo. Fizemos visitas aos edifícios, conversamos com os professores, fizemos várias apresentações, utilizamos plantas e projetos e estamos tentando adequar isso da melhor maneira possível”, explica Paulo Pacheco, coordenador do Plano Diretor.

“Sendo uma ocupação para espaços didáticos ou administrativos, com toda a certeza será um espaço altamente qualificado. Independente da destinação, isso é motivo de comemoração para a comunidade universitária”, destacou o reitor, Ricardo Marcelo Fonseca que, como encaminhamento do debate, propôs reunir-se mais vezes com os interessados para discutir o assunto.

Foto: Marcos Solivan

Comissão

A comissão que discute a proposta para uso dos novos espaços da UFPR e demais adequações foi instituída pela Portaria nº315/Reitor, de 3 de maio de 2017.

Integram a comissão Amadeu Bona Filho, Diretor do Setor de Ciências Agrárias, como presidente; Elias Sebastião Torres da Silva, como representante dos técnicos administrativos no COPLAD; Fernando Marinho Mezzadri, Pró Reitor da PROPLAN; Helton José Alves, Diretor de apoio aos Campi Avançados ; Luiz Cláudio Fernandes; Diretor do Setor de Ciências Biológicas; Nelson Luis Barbosa Rebellato; Diretor do Setor de Ciências da Saúde; Paulo Pacheco, Coordenador Plano Diretor; Pedro Luis Faggion, Diretor do Setor de Ciências da Terra e Luiz Henrique da Rocha Machado, Representante Discente.

Campus Rebouças
Trata-se de um complexo de prédios localizado no antigo terreno da Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA), no centro da cidade e foi cedido à UFPR em 2008, pela RFFSA.

Para que o espaço fosse usado pela UFPR foram abertas licitações para desenho do projeto e execução da obra que envolvia a restauração do Edifício Teixeira Soares (com área de 9.566,28 metros quadrados) e o Anexo B (com 2.177,87 metros quadrados), totalizando 11.744,15 metros quadrados.

Em 2012 a obra foi paralisada pela justiça, uma vez que a empresa vencedora não pode executar a obra por problemas no projeto do Anexo B, que teria 9 andares. Até o momento a questão jurídica não foi resolvida e essa parte da obra não saiu do papel, reduzindo a capacidade física para a qual o espaço foi projetado.

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...