Conselho Universitário aprova vagas para portadores de deficiência

O Conselho Universitário da UFPR aprovou já para o próximo Concurso Vestibular a oferta de uma vaga em cada curso de graduação para o portador de deficiência. Edital com todo o detalhamento sobre como será o processo sairá no dia 9 de junho, data da divulgação do edital do Concurso Vestibular 2009. Já está definido pelo próprio COUN que independente de portar deficiência, o candidato terá que ser aprovado na primeira fase do Processo Seletivo, seguindo para a segunda fase para viabilizar sua aprovação.

A concorrência específica para a vaga reservada será entre os próprios portadores de deficiência, sendo chamado aquele que se classificar em primeiro lugar. “Mais do que ofertar vagas para essa parcela da população, é importante destacar que a Universidade está priorizando ações relativas à permanência dos portadores de deficiência”, explicou a pró-reitora de Graduação Rosana Albuquerque de Sá Britto, referindo-se ao trabalho desenvolvido pelo NAPNE – Núcleo de Apoio ao Portador de Necessidade Especial, unidade vinculada à PROGRAD da UFPR, e que já trabalha com alunos portadores de necessidades especiais na UFPR.

Rosana comenta que a instituição conta com 92 estudantes portadores de vários tipos de deficiência e que um trabalho voltado à sua permanência na UFPR é realizado há vários anos. Ela enfatiza que agora a questão tornou-se ação prioritária no nível do Conselho Universitário, que sinalizou para a necessidade de se dar estrutura para as ações relacionadas às necessidades do portador de deficiência, inclusive com a devida dotação orçamentária a ser implantada.

SEMINÁRIO – Com o trabalho que é realizado pelo NAPNE sabe-se que enquanto os cursos e seminários ofertados têm lista de espera para interessados da comunidade externa, a procura da comunidade interna é muito baixa. As próprias discussões sobre o tema mostraram que há muito desconhecimento sobre como lidar com as pessoas portadoras de deficiência e por isso um Seminário sobre noções básicas será ministrado inicialmente aos conselheiros do COUN e depois, para outros membros da comunicade acadêmica, como coordenadores de curso. “A idéia é ofertar este seminário de duas horas para os membros do COUN e oportunizar outros seminários sempre com um número de vagas significativo para os setores e à comunidade universitária que tenha interesse em participar”, concluiu Rosana.

Vestibulando 2008
Foto: Izabel Liviski