Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Conselho Universitário aprova curso de Medicina em Toledo e aprofunda interiorização da UFPR

A Universidade Federal do Paraná deu hoje (dia 9) mais um importante passo na  proposta da Reitoria de aprofundar a interiorização e a identificação da UFPR com as demandas da sociedade paranaense. O Conselho Universitário (COUN) aprovou a criação do curso de Medicina em Toledo, na região Oeste do Paraná, concluindo a tramitação do processo em todas as instâncias internas da Universidade. O município também vai disponibilizar área construída com cerca de 35 mil metros quadrados para a implantação das séries iniciais do curso, nos próximos três anos.

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, disse que a aprovação do curso comprova o compromisso efetivo da Universidade com a Educação pública, gratuita e de qualidade e com os interesses do Estado. “A criação do curso confirma o compromisso que assumimos na nossa gestão, desde o início, de fortalecer a interiorização da UFPR no nosso Estado, honrando o nome de Universidade Federal do Paraná”. Zaki comentou ainda que este crescimento ocorre tanto na graduação quanto na pós-graduação e se acentuou nos últimos anos, com o apoio do Ministério da Educação.

Pioneira na saúde

O vice-reitor, Rogério Mulinari,  disse que  a UFPR foi pioneira na inauguração do curso de Medicina no Paraná, em 1914. “Agora, reforçamos este pioneirismo dando o primeiro curso de Medicina à região Oeste do Paraná”, comentou.

O prefeito Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt agradeceu à UFPR pela decisão,  disse que o curso tem uma extraordinária importância não apenas para o município, mas para o Brasil, e afirmou que esta conquista consolida a condição de Toledo como polo universitário – a cidade já abriga um campus da Unioeste, outro da UTFPR e ainda quatro instituições privadas. “A UFPR vai achar em Toledo um ambiente extremamente positivo”,  comentou, destacando a importância do curso para que seus alunos atuem em projetos federais como o Saúde da Família, desenvolvam pesquisas e inovações tecnológicas no campo da saúde humana e ainda como estímulo para que crianças e adolescentes da região tenham interesse em seguir a carreira médica, em benefício da população.

O novo curso seguirá rigorosamente as diretrizes da saúde. Terá apoio pedagógico pleno  do Setor de Ciências da Saúde da UFPR, que tem seis cursos de graduação, cinco programas de pós-graduação e programas de residência  em todas as especialidades de práticas médicas. O novo campus terá, ainda, apoio acadêmico e administrativo da unidade da UFPR em Palotina.

Aliança com a comunidade

A aprovação do curso de Medicina em Toledo pelo Conselho Universitário significa o cumprimento de reivindicação antiga dos moradores do Oeste do Estado, em especial o prefeito Beto Lunitti.

Em outubro do ano passado, uma comissão de especialistas comandada pelo vice-reitor da UFPR, Rogério Andrade Mulinari, esteve na cidade para apurar as necessidades e a estrutura necessária para a criação do curso, que beneficiará não apenas Toledo, mas todos os municípios da região. A comitiva também conheceu a Unidade Básica de Saúde do Jardim São Francisco e as obras do Hospital Regional, cujas obras estão em fase final e receberá investimentos em equipamentos da ordem de R$ 16 milhões.

Depois disso, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) aprovou o projeto pedagógico (currículo) do curso e o Conselho de Planejamento e Administração (COPLAD) o recebimento da doação do terreno pela prefeitura.

Em 25 de março deste ano, o prefeito Beto Lunitti recebeu a escritura de posse definitiva do terreno onde o campus será instalado, com área de 34.619,75 metros quadrados. A área está localizada na Avenida da União, na frente do Hospital Regional, que está em fase de conclusão.

 

 

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...