Conselho da Agência de Inovação da UFPR faz 1ª reunião

Instituída em maio de 2008 pela resolução de número 16/2008 do Conselho de Planejamento e Administração (Coplad) da UFPR, a agência tem entre seus objetivos valorizar a pesquisa aplicada, articular parcerias estratégicas entre a universidade e os setores produtivos e difundir a cultura de proteção da propriedade intelectual.

Vinculada diretamente à Reitoria, a Agência de Inovação da UFPR tem como seu diretor executivo o pró-reitor Sérgio Scheer (Pesquisa e Pós-Graduação). O órgão possui ainda três coordenadores: Aguinaldo dos Santos (Transferência de Tecnologia), Edmeire Pereira (Propriedade Intelectual) e Eliane Duarte (Incubadores de Base Tecnológica).

A agência irá unificar atividades que até então eram desenvolvidas por três unidades diferentes no âmbito da universidade. “Seu papel será o de facilitar o trabalho e o contato da UFPR com o setor produtivo”, afirmou Scheer. “O pesquisador da universidade tem que se preocupar com a pesquisa, não com os detalhes burocráticos.”

O reitor Zaki Akel Sobrinho, na condição de presidente do Conselho Diretor da agência, lembrou o trabalho da ex-pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Benigna de Oliveira, falecida em março de 2008, durante uma tentativa de assalto. “Ela lutou para que essa ideia [da agência] se concretizasse.”

Zaki também se declarou satisfeito pela convergência de funções dentro da agência, e ressaltou a importância da participação dos conselheiros da sociedade civil e das esferas de governo.

“Queremos transformar esta agência numa verdadeira ponte da UFPR com a sociedade”, disse o reitor.

Até julho, conforme informações dadas por Zaki Akel durante a reunião, a universidade irá receber mais de 100 novos professores, a maioria deles com doutorado. “Vamos ter um reforço de massa crítica para avançarmos ainda mais na produção científica”, declarou o reitor. “Além dos atuais 91 cursos de mestrado e doutorado, já temos outras 12 propostas em análise na Capes.”

Entre os presentes à reunião estavam ainda o vice-reitor Rogério Mulinari; a pró-reitora Elenice Novak (Extensão e Cultura); Wanderley Veiga, diretor de Programas da Funpar; Hélio Bampi, representante da Fiep (Federação das Indústrias do Paraná); Airton Silva, representante da Fetiep (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Paraná); Chisato Fiori, diretora do Setor de Ciências da Terra; e Sávio Moreira da Silva, diretor do Setor Escola Técnica.

Na próxima reunião do conselho, que ainda não tem data marcada, serão analisados o regimento interno e o planejamento anual da Agência de Inovação da UFPR.

Primeira reunião do Conselho Diretor da Agência de Inovação da UFPR
Foto: Manuela Salazar