Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Congresso aborda Direito Autoral sob perspectiva do desenvolvimento cultural e tecnológico – 3 a 5 de novembro

Nos dias 3, 4 e 5 de novembro, a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizará o XVI Congresso de Direito de Autor e Interesse Público (Codaip), evento online e gratuito que terá como temática central os “Direitos Autorais e as novas tecnologias digitais”. Inscrições aqui.

Durante os três dias, haverá oficinas, estudos de caso, rodas de conversas e workshops. Inteligência Artificial, NFTs, Metaverso, Mineração de Dados, Software, Industrias Criativas e Cultura Digital serão temas abordados nas atividades. Confira a programação.

A 16ª edição do Codaip conta com mais de 150 palestrantes confirmados, de todos os continentes, com o objetivo de propiciar maior integração entre os diversos setores – academia, profissional e artístico – na seara dos direitos autorais, culturais e das novas tecnologias.

Considerado o maior evento de direitos autorais da América Latina, o fórum de debates abre espaço para apresentação dos trabalhos dos diversos grupos de pesquisa do país que se dedicam ao estudo da propriedade intelectual, para participarem dos workshops dos grupos de pesquisa previstos na programação. De acordo com a comissão organizadora da edição de 2022, o intuito é incentivar os estudos jurídicos e o aprimoramento do direito intelectual nas diferentes instituições brasileiras de ensino universitário.

O XVI Congresso de Direito de Autor e Interesse Público é organizado pelo Grupo de Estudos de Direito Autoral e Industrial (Gedai) da UFPR, e tem o apoio do Programa de Pós-Graduação em Direito da Federal e da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior (Capes).

Para o professor Marcos Wachowicz, coordenador científico do evento, o Codaip é um espaço que reúne a academia e especialistas para uma discussão que envolve não apenas o direito de autor em sua dimensão privada, mas também na dimensão do interesse público, que envolve os bens intelectuais.

“Será feita uma reflexão dos avanços que ocorreram no campo da propriedade intelectual frente às novas tecnologias da informação. Tentaremos, no Congresso, realizar uma perspectiva de futuro para que tenhamos uma sociedade mais justa e igualitária no que se trata da difusão dos bens intelectuais”, explica Wachowicz.

Com informações do Gedai/UFPR

Sugestões

Finanshe: Primeiro evento da UFPR sobre investimentos e finanças voltado para às mulheres
A Liga de Investimentos e Finanças da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove o  primeiro...
Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Psicologia para todos: Vivências musicais para qualidade de vida na doença de Parkinson
A atividade será realizada no dia  30 de abril, às 11h, através do Projeto Psicologia para Todos,...
Música barroca é tema do próximo concerto da UFPR
A Capela da Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe, nesta quinta-feira (25), às 19h,...