Concurso de Arquitetura recebe inscrições até 18 de junho

Concurso público vai selecionar projeto do novo campus Cabral - Foto: Rodrigo Juste Duarte
A Universidade Federal do Paraná está com inscrições abertas até o dia 18 de junho para o concurso que vai selecionar o projeto arquitetônico do novo prédio do campus Cabral. Arquitetos e Urbanistas de todo o Brasil podem participar. Os três primeiros classificados receberão diploma e premiação no valor de R$25 mil, para o primeiro colocado, R$20 mil, para o segundo, e R$15 mil, para o terceiro. O edital completo, formulário de inscrições e bases de informações estão disponíveis na página www.concursosarquitetura.ufpr.br/campuscabral/ .

O presidente da comissão organizadora do concurso, professor Paulo Marcos Mottos Barnabé, alerta que a inscrição é feita individualmente, mas o trabalho pode ser realizado em equipe. Se o projeto for selecionado para contratação, é necessário que o arquiteto tenha firma aberta. “O concurso é uma oportunidade para a reflexão sobre a arquitetura e a sustentabilidade ambiental. É a democratização de um mercado de trabalho de arquitetura de excelência”, afirma o presidente.

O lançamento de concurso público para criação do projeto de um edifício é inédito na UFPR, e ocorre em um momento especial ─ o centenário da instituição e os 50 anos do Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Maria Luiza Marques Dias, coordenadora do Plano Diretor da universidade, acredita que a localização do campus Cabral, em frente ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e próximo à Igreja Bom Jesus, é privilegiado, e espera que surja um prédio com arquitetura diferenciada e com qualidade.

O terreno do campus onde hoje estão o Departamento de Comunicação Social, a Imprensa Universitária, a reserva técnica do Museu de Arqueologia e Etnologia e a UFPRTV foi readquirido da Previdência Social. O prédio da antiga Escola de Florestas, construído no início do século XX e que ocupa a porção central do terreno, não deve ser demolido para a construção do novo prédio. O espaço é de 15 mil m² e recebeu autorização da Secretaria Municipal de Urbanismo para a construção de um prédio de até oito andares, com potencial de ocupação de 30 mil m². O novo prédio deve incluir ainda os cursos de Artes e Design e uma livraria para a Editora UFPR.

Por Juliana Blume, com orientação de Lais Murakami