Concerto da Sinfônica do Paraná abre festejos dos 100 anos

Maestro Osvaldo Ferreira e Orquestra Sinfônica do Paraná - Foto: Leonardo Bettinelli

Os festejos do centenário da Universidade Federal do Paraná começaram com uma homenagem do Centro Cultural Teatro Guaíra, ao som da Orquestra Sinfônica do Paraná, a mais importante do estado, em concerto realizado na sexta-feira (14). O “Guairão” recebeu a comunidade universitária e os amantes da boa música para uma noite de enlevo e emoção.

Saindo do protocolo habitual, o maestro Osvaldo Ferreira fez uso da palavra para dizer que a música era uma forma de agradecer, como cidadãos, o trabalho da UFPR na vida de todos. A música escolhida para a abertura, “Fanfarra para um homem comum”, de Aaron Copland, celebra toda a superação do homem comum para chegar mais longe, como os pioneiros criadores da Universidade do Paraná.

A segunda peça, “Concerto para viola e orquestra de câmara”, do polonês Krzysztof Penderecki, teve como solista o violista Alexandre Razera. A última obra do concerto, Sinfonia Nº. 8, em Sol maior, Op. 88, do compositor tcheco Antonín Dvorák encerrou a homenagem com a força e a harmonia do conjunto da orquestra transmitindo toda a beleza da música.

Reitor Zaki Akel Sobrinho - Foto: Leonardo Bettinelli

Para o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, “é maravilhoso abrir os festejos dos 100 anos com esta emoção toda, na casa maior da cultura do Paraná. Nos faz refletir sobre o papel da UFPR na sociedade, como transformador do Paraná, refletir na importância da cultura.” Com muitos ex-instrumentistas da Orquestra Filarmônica da UFPR integrando a Sinfônica do Paraná, Zaki Akel também falou do importante papel de formação da universidade, como “celeiro formador de músicos”.

A emoção foi tônica no concerto de homenagem. A coordenadora da Sinfônica do Paraná, Ana Elisa Filizola, conta que “para a Orquestra, é uma grande alegria e uma honra prestar esta homenagem. Estou muito satisfeita e muito emocionada, como ex-aluna da UFPR.” No palco, nos bastidores e na plateia, alunos e ex-alunos, professores e técnicos, ativos e aposentados, participaram da primeira noite de festejos.

Madlaine Célia de Lima, técnica da Pró-Reitoria de Graduação, estava na plateia acompanhada das filhas e expressou sua alegria: “começar a semana de festas com esta tranquilidade da música, beleza, arte e cultura que a UFPR tem e merece é muito bom. E minhas filhas já vivem essa cultura desde o ventre.” Prova disso é a declaração da filha mais velha, Mônica Schreiber, aluna do Curso de Dança Moderna da UFPR: “esta apresentação engrandece os 100 anos, e vamos seguindo cada progresso da universidade e fazendo parte desta história.”

Madlaine Célia de Lima (centro) e as filhas Kamilla (esq.) e Mônica (dir) - Foto: Leonardo Bettinelli

A estudante do primeiro ano do curso de Pedagogia, Eydicler Araújo, gostou muito do concerto. “Estou muito feliz, para mim é algo muito novo. Eu jamais imaginaria que estudaria na Federal e estou aqui”. Eydicler contou ainda que pretende participar das outras atividades do centenário e aproveitar muito a vida acadêmica para poder contribuir com o crescimento humanos após a formação.

Para a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Elenice Mara Matos Novak, “o concerto foi um momento de cultura, lazer e principalmente da representação do respeito do povo do Paraná pela UFPR.” A coordenadora de Cultura Lucinha Mion lembrou que essa homenagem celebra uma importante parceria que a UFPR mantém com o Teatro Guaíra. “Temos muito a agradecer a Mônica Rischbieter, diretora-presidente do Teatro Guaíra, que liberou mil ingressos para a UFPR.”

Foto: Leonardo Bettinelli

A frase do vice-reitor da UFPR Rogério Andrade Mulinari pode resumir o início dos festejos dos 100 anos. “Começamos bem a comemoração. Casa cheia, apresentação deliciosa, noite agradável.”

Veja mais fotos do concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná no Flickr.

Confira a programação do Centenário da UFPR.

Prédio Histórico da UFPR visto do Teatro Guaíra - Foto: Leonardo Bettinelli