Compreensão de ambiente e tomada de decisão em indústrias são tema de curso de extensão gratuito

Uma plataforma virtual que age como um simulador do trabalho na indústria, permitindo a alunos assumir a gestão de uma fábrica, é uma das ferramentas disponibilizadas pelo curso de extensão em Jogos de Empresas Industriais, que será realizado de 10 de abril a 14 de agosto no Setor de Ciências Sociais Aplicadas, em Curitiba. O curso é gratuito, oferece 40 vagas e disponibiliza certificado. É aberto à comunidade e as inscrições já podem ser feitas (veja aqui).

A ideia do curso, segundo o professor José Wladimir da Fonseca, do Departamento de Economia (Depecon), é permitir que as teorias que tratam dos mercados e dos comportamentos dessas empresas possam ser relacionadas com o ambiente industrial. “Por meio da plataforma, os alunos podem simular situações das indústrias, como a compra de matéria-prima, contratação de mão de obra e venda de produtos”, diz Fonseca.

Curso de extensão simula a tomada de decisões no ambiente de uma indústria inserida em um mercado oligopólico. Foto: JohnKline/Pixabay

Assim, a cada rodada os alunos tomam decisões sobre esses processos ao mesmo tempo em que simulam uma concorrência em um mercado de oligopólio. Além da simulação de ambiente, são gerados relatórios para que os alunos possam analisar as decisões tomadas nos mais diversos setores — da produção a marketing.

Com essa metodologia, o curso pretende desenvolver capacidade para diagnóstico, tomada de decisões, enfrentamento de problemas e pensamento estratégico.

Mais informações podem ser obtidas no site do curso.

Curso de extensão em Jogos de Empresas Industriais
Data:
10 de abril a 14 de agosto
Horário:
terças-feiras, das 18 às 19 horas
Local:
Sala 17 (1.º andar) do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR (Campus Jardim Botânico)
Inscrições gratuitas