Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Complexo Hospital de Clínicas apresenta relatório de atividades 2015 à diretoria da Ebserh

29285618121_3442700320_k

Em cerimônia no Hall da Administração do Hospital de Clínicas da UFPR, a diretoria da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) recebeu, nesta quarta-feira, dia 31, o relatório de atividades do Complexo Hospital de Clínicas (CHC) referente ao ano de 2015. Na ocasião, foram apresentados também o Código de Conduta Funcional do CHC, o manual de direitos Exercendo Cidadania e as novas instalações do datacenter e da Unidade de Diagnóstico por Imagem. O evento contou, ainda, com a presença do trio de cordas da Orquestra Filarmônica da UFPR.

Estiveram presentes na solenidade o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, o presidente da Ebserh, Kleber de Melo Morais, o superintendente do CHC, Flávio Daniel Saavedra Tomasich, e o presidente da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas (AAHC), Euclides Scalco, além de membros da comunidade do hospital e do setor de Ciências da Saúde da Universidade.

Vencendo desafios

“Apesar das dificuldades, da crise que vive o nosso país, continuamos indo em frente”, declarou Tomasich, ressaltando que neste ano foi dado o pontapé inicial no novo Plano de Desenvolvimento Estratégico (PDE) do CHC, que contou com a participação da comunidade interna dos hospitais e com o auxílio do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa. Em agosto, o HC comemorou 55 anos e os recursos da campanha Anjos Pela Vida possibilitaram que todas as unidades do hospital se mantivessem abertas e funcionando.

O ano de 2015 foi marcado por ter sido o primeiro da gestão compartilhada com a Ebserh, que trouxe novos funcionários e, consequentemente, reestruturação nos recursos humanos e reabertura de leitos – 36 deles das Unidades de Terapia Intensiva e duas novas salas no centro cirúrgico. Foram inaugurados, ainda, os serviços de Cirurgia Oncológica e Cirurgia de Cabeça e Pescoço, além da reestruturação do Serviço de Anestesiologia e das unidades de Processamento de Materiais Esterilizados e Clínica Cirúrgica. Investimentos de aproximadamente R$ 4 milhões tornaram o Serviço de Neurologia do HC o mais moderno do país.

Hoje, entre os números de destaque acadêmico do Complexo estão: 708 professores e médicos, 320 residentes médicos, 97 residentes multiprofissionais, 214 estudantes de especializações e 245 estudantes de mestrado e doutorado.

O reitor comemorou o sucesso da parceria com a Ebserh, afirmando que houve um aumento de 25% nos atendimentos. “Trabalhando em rede, cada um ajuda o outro”, declarou. Ele também lembrou que muitas das iniciativas que estão sendo colocadas em prática só mostrarão seus resultados no futuro. “Semeamos árvores que não poderemos colher os frutos, mas é assim que se faz uma grande universidade”.

Morais elogiou o trabalho de Tomasich e Akel Sobrinho e disse que um órgão da rede pública da magnitude do CHC tem que ter qualidade. “A Ebserh veio para somar à assistência, à pesquisa e à academia. E não poderia ser diferente”.

Lançamentos

A assistente social Mônica Tramujas Sniecikoski apresentou o manual de direitos Exercendo Cidadania, voltado aos pacientes. O livreto explica de maneira simples direitos que os cidadão têm e muitas vezes desconhecem, facilitando a vida dos pacientes que precisam, por exemplo, recorrer à Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde Pública ou dispor de serviços como a oxigenioterapia domiciliar. Já o Código de Conduta visa melhorar o ambiente de trabalho e as relações interpessoais dentro do CHC, atentando sempre à ética e ao aperfeiçoamento do atendimento ao paciente.

A introdução do novo sistema digitalizado da Unidade de Diagnóstico por Imagem possibilitará que milhares de exames deixem de ser revelados diariamente, economizando recursos e reduzindo a produção de lixo tóxico da Universidade.

 

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...